Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"No fim do dia, EUA e Coreia do Norte terão de confiar um no outro"

Mike Pompeo faz a antevisão do encontro entre o líder dos Estados Unidos e o líder da Coreia do Norte.

"No fim do dia, EUA e Coreia do Norte terão de confiar um no outro"
Notícias ao Minuto

11:09 - 11/06/18 por Andrea Pinto

Mundo Mike Pompeo

Mike Pompeo protagonizou há momentos uma conferência de imprensa de análise ao encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un. O secretário de Estado norte-americano afirmou que este encontro é a prova de que os dois países estão "amplamente empenhados em chegar a uma solução que beneficiaria ambas as partes bem como o mundo inteiro".

“A Coreia do Norte disse-nos qe está empenhada na sua desnuclearização e nós queremos provar agora se essas palavras são verdadeiras”, frisou, referindo que, durante meses, dezenas de funcionários da Casa Branca analisaram a possibilidade de chegar a um acordo sobre este assunto e quais as vantagens e desvantagens do mesmo.

Pompeo revelou que “Trump acredita que Kim Jong-un tem a oportunidade de mudar a relação entre os dois países e alcançar um clima de paz", pelo que está confiante de que tudo correrá bem. 

"No fim do dia, ambos os países terão que confiar suficientemente um no outro para que o objetivo seja alcançado", salientou.

Mike Pompeo explicou, ainda, que Singapura foi o local escolhido para esta cimeira porque tem sido um grande aliado a nível comercial dos Estados Unidos, revelando-se muito grato pela disponibilidade do país para organizar este evento histórico.

O secretário de Estado garantiu que o presidente norte-americano se “vai apresentar neste encontro de forma confiante e com uma atitude positiva para que haja um real progresso” nas relações entre Estados Unidos e Coreia do Norte, e que amanhã será o dia em que terão a prova de que Kim Jong-un “está no mesmo espírito”.

"Só existem duas pessoas, nestes dois países, que poderiam tomar decisões desta magnitude, e essas pessoas vão sentar-se à mesa amanhã", declarou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório