Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

EUA: Imigrante enforca-se após ameaça de que o iam separar da família

Cidadão hondurenho encontrava-se detido quando se suicidou.

EUA: Imigrante enforca-se após ameaça de que o iam separar da família
Notícias ao Minuto

17:55 - 10/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Texas

Um imigrante das Honduras, de 39 anos, que foi detido após ter tentado entrar ilegalmente nos EUA, enforcou-se na cela após ameaças de que ia ser separado da família.

Marco Antonio Muñoz foi detido a 11 de maio no Texas na companhia da mulher e do filho, de três anos de idade.

Um relatório das autoridades dá conta de que Muñoz foi transferido para uma cadeia no Texas após ter dado sinais de que não estava a colaborar com as autoridades. Deu entrada numa cadeia a 12 de maio, com as autoridades norte-americanas a argumentar que, durante a noite, houve agentes a passar junto à cela de meia em meia hora.

Ainda assim, de manhã foi encontrado por outros guardas prisionais já sem vida, enforcado na cela.

O New York Times dá conta de informações que surgem no relatório e que estão a ser confirmadas noutros meio norte-americanos. Muñoz terá dito às autoridades que ia procurar obter asilo para ele a para a família. Mas agentes da polícia fronteiriça dos EUA - conhecida como Border Patrol - terão dito a Muñoz que seria separado da família. 

Recorde-se que o procurador-geral Jeff Sessions já afirmou que todas as pessoas que tentarem entrar nos EUA serão acusadas criminalmente e que os pais serão separados dos filhos. Nas últimas semanas, vários meios norte-americanos têm dado conta de histórias de crianças à guarda das autoridades dos EUA, após terem sido separados dos pais.

Justin Tullius, advogado de uma organização não governamental que dá apoio legal a imigrantes no Texas, realça ao jornal nova-iorquino que já trabalhou com outros imigrantes com pensamentos suicidas, após terem sido detidos.

"Não podemos permitir políticas que traumatizem pais e filhos", defende.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório