Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Poliomielite detetada na Venezuela após décadas de erradicação da doença

Um caso de poliomielite foi reportado na Venezuela, que enfrenta uma grave crise económica e política, décadas após a erradicação da doença no país, anunciou hoje a Organização Pan-americana da Saúde.

Poliomielite detetada na Venezuela após décadas de erradicação da doença
Notícias ao Minuto

06:42 - 10/06/18 por Lusa

Mundo Carreira

Segundo esta organização, a situação diz respeito a uma criança que não foi vacinada e que reside numa região particularmente pobre no estado de Delta Amacuro.

A poliomielite é uma doença que afeta a espinhal medula e pode causar paralisia. Atinge, sobretudo, as crianças e pode ser prevenida com a toma da vacina.

O último caso de poliomielite assinalado na Venezuela remonta a 1989, disse à agência France-Press o ex-ministro da Saúde Jose Felix Oletta.

"Este vírus afeta particularmente as pessoas que estão subnutridas e não foram vacinadas", explicou o antigo ministro, que criticou as autoridades do governo do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por esperarem mais de um mês para notificar a Organização Pan-americana da Saúde sobre o caso, quando os regulamentos internacionais dão um período de 24 horas para que tal suceda.

Atingida por uma grave crise económica e política, a Venezuela registou o ano passado 85% de todos os casos de sarampo no conjunto de todos os países da América Latina e Caraíbas, de acordo com aquela organização.

Dos 1.685 casos de sarampo assinalados naquela região, 1.427 tiveram origem na Venezuela.

Em 07 de abril, o Presidente da Venezuela anunciou o lançamento de um plano de vacinação "totalmente gratuito" de mais de 11 milhões de doses a desenvolver até 13 de maio e que contava com a assessoria da Organização Mundial da Saúde.

Segundo Nicolás Maduro, o plano incluía vacinas contra a tuberculose, hepatite B, poliomielite, sarampo e difteria, entre outras doenças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório