Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Trump propôs ao G7 reflexão sobre criação de uma zona livre de comércio

O Presidente dos Estados Unidos revelou hoje que instou à reflexão os restantes membros do G7, o grupo de sete países mais industrializados do mundo, para a criação de uma zona livre de comércio.

Trump propôs ao G7 reflexão sobre criação de uma zona livre de comércio
Notícias ao Minuto

17:35 - 09/06/18 por Lusa

Economia Presidente dos EUA

Antes de abandonar a cimeira do G7, em Charlevoix, na província canadiana do Québeque, Donald Trump afirmou que não sabe "se vai funcionar" uma zona livre de comércio, mas apresentou a proposta aos restantes membros - Canadá, Japão, França, Alemanha, Reino Unido e Itália.

"Tivemos debates extremamente produtivos sobre o que é necessário para ter trocas comerciais justas", referiu, em conferência de imprensa, na qual começou por ameaçar parar as exportações dos Estados Unidos, especialmente no setor agrícola, para países que mantêm a aplicação de direitos aduaneiros a produtos norte-americanos, como retaliação pelas medidas comerciais unilaterais dos EUA.

"Remover as tarifas, remover as barreiras não tarifárias e remover outros mecanismos" consubstanciaram a ideia de Trump, que enalteceu a qualidade das relações com outros dirigentes que integram o G7, citando particularmente o primeiro ministro canadiano, Justin Trudeau, o Presidente de França, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

A imposição de taxas aduaneiras às importações dos Estados Unidos de aço e alumínio da União Europeia, Canadá e México marcou foram uma linha de fratura que pairou na cimeira do G7, que abordou também as relações com o Irão, depois de os norte-americanos terem abandonado o acordo nuclear iraniano.

Sobre este tema também fraturante, Trump afirmou que "os Estados do G7 estão decididos a controlar as ambições nucleares" de Teerão.

A cimeira do G7 produzirá um documento final e a grande interrogação mantém-se se será assinado pelos sete países mais industrializados do mundo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório