Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Grávida e anorética: "Disseram-me que o bebé podia morrer"

Christina tem três filhos e passou por gestações difíceis porque sofre de anorexia.

Grávida e anorética: "Disseram-me que o bebé podia morrer"
Notícias ao Minuto

17:31 - 09/06/18 por Notícias ao Minuto

Mundo Doença

Christina tem três filhos e, de cada vez que engravidava, temia que a sua anorexia prejudicasse o desenvolvimento dos fetos. “Pensava que era a pior pessoa do mundo”, contou à BBC.

Em entrevista ao meio de comunicação, Christina explicou que não “estava de dieta, não queria emagrecer e não estava a tentar parecer mais magra”, mas a doença assumia o ‘leme’ da sua vida. “Estava completamente controlada pela anorexia. Sentia que estava à mercê de um tipo de monstro”.

Recorde-se que os distúrbios alimentares, de que são exemplo a anorexia e a bulimia, podem fetar a capacidade de as mulher engravidarem como podem igualmente ter impacto no desenvolvimento do bebé e no seu peso à nascença.

“Durante a gravidez sempre tive medo que alguma coisa acontecesse e mesmo agora, se algo acontece, penso que a culpa é minha porque não os alimento como deve de ser”, revelou a entrevistada, evidenciando o sentimento de culpa que a ‘consome’.

Um dos seus filhos, aliás, necessita de usar óculos para corrigir erros refrativos e “há uma parte” de Christina que acha que esse facto é sua culpa, “por os seus olhos não terem recebido os nutrientes que deveriam. Vou sempre carregar essa culpa”.

Já o marido desabafou à BBC que, durante as gravidezes, sempre que ia para a cama pensava que ia perder a mulher e “o filho que ainda nem tinha nascido”.

Hoje em dia, Christina desenvolve projetos para ajudar outras mulheres com distúrbios alimentares na gravidez e o King's College London fez inclusive um vídeo sobre o tema que pode ver aqui:

Recomendados para si

;
Campo obrigatório