Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Festival Alkantara encerra hoje em festa de celebração dos 25 anos

Espetáculos da criadora brasileira Christiane Jatahy e de Cláudia Dias preenchem a programação do Festival Alkantara para hoje, em Lisboa, dia do encerramento, com uma festa de celebração dos 25 anos.

Festival Alkantara encerra hoje em festa de celebração dos 25 anos
Notícias ao Minuto

08:20 - 09/06/18 por Lusa

Cultura Lisboa

O festival dedicado às artes, com cruzamentos disciplinares, abriu a 23 de maio para celebrar um quarto de século, com uma programação de 22 espetáculos, incluindo dez estreias mundiais.

Hoje ainda é possível ver 'Quarta-feira: O tempo das cerejas', de Cláudia Dias, terceiro episódio do ciclo 'Sete Anos Sete Peças', partilhando desta vez o palco com Igor Gandra, diretor artístico do Teatro de Ferro, no Teatro Maria Matos.

Também decorrerá a representação da peça de Christiane Jatahy, Artista na Cidade 2018, 'Ítaca - Nossa Odisseia 1', no Teatro São Luiz.

A festa de encerramento do Festival Alkantara está prevista para a partir das 23:00, no Espaço Alkantara, com apresentações de Chima Hiro, pseudónimo DJ de Rinchen Gatete.

O festival bienal Alkantara, dedicado às artes performativas contemporâneas, tem como diretor artístico Thomas Walgrave, que deixará a direção, ao fim de dez anos, depois desta edição, para retomar a sua prática artística pessoal.

O responsável deixa as funções para Carla Nobre Sousa e David Cabecinha.

Para celebrar os 25 anos, a direção decidiu convidar três artistas portugueses que fizeram a primeira edição: João Fiadeiro, Vera Mantero e Aldara Bizarro, o que, segundo Walgrave, "não representou, no entanto, uma nostalgia".

Entre outros nomes, entraram no programa Cláudia Dias, Radouan Mriziga, Antoine Defoort, Bruno Beltrão & Grupo de Rua, Kornél Mundruczó Proton Theatre, Sofia Dinger, Zina Zarour, Gustavo Ciríaco, Flora Détraz, Sofia Dias & Vítor Roriz, Vaca 35, Jeannot Kumbonyeki, artistas provenientes de países tão diferentes como França, Hungria, Congo, Marrocos, Brasil, México e Portugal.

O programa incluiu ainda concertos, uma exposição, exibição de filmes, uma mesa redonda e conversas entre criadores.

O Castelo de São Jorge, a Culturgest, o Espaço Alkantara, o Maria Matos Teatro Municipal, o São Luiz Teatro Municipal e o Teatro Nacional D. Maria II foram os espaços de apresentação desta edição comemorativa do certame.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório