Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Brasil contesta tarifas impostas pela China à exportação de frango

O governo brasileiro lamentou hoje a decisão da China de aplicar "uma medida antidumping provisória" às exportações de produtos de frango do Brasil, feita através da imposição de tarifas, denunciando a ausência de uma justificação fundamentada.

Brasil contesta tarifas impostas pela China à exportação de frango
Notícias ao Minuto

06:36 - 09/06/18 por Lusa

Economia Comércio

Num comunicado conjunto dos ministérios das Relações Exteriores, Agricultura e Indústria e Comércio Exterior, o Brasil "lamenta" a decisão da China de impor tarifas de até 34% à carne de frango brasileira. O texto diz ainda que as exportações do produto complementam a produção daquele país, beneficiando os consumidores chineses.

Pequim tomou a decisão preliminar de impor tarifas alegando que a indústria chinesa foi substancialmente prejudicada pelas importações de produto brasileiro. A partir de hoje, os importadores chineses de frango brasileiro terão que pagar tarifas de 18 a 34% do valor total das suas compras.

A medida prejudica diretamente "gigantes" brasileiros da alimentação, que empregam centenas de milhares de pessoas no Brasil. "Considerando a ausência de fundamentos no caso concreto, o Brasil espera que o governo da China encerre a investigação em curso, sem a aplicação de medida antidumping definitiva", diz em comunicado do governo brasileiro.

"O Brasil manifestou formalmente, no âmbito da investigação, seu entendimento sobre a inexistência de dano causado pelas exportações brasileiras aos produtores chineses de produtos de frango e sobre a ausência de requisitos previstos na normativa da Organização Mundial de Comércio (OMC) que autorizem a imposição de medidas antidumping", reitera o governo brasileiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório