Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Espetáculos piromusicais em destaque no Festival do Atlântico da Madeira

Uma empresa da Áustria é a responsável pelo primeiro espetáculo piromusical que decorre no sábado, na baía do Funchal, no Festival do Atlântico da Madeira, que contribui para uma ocupação hoteleira na ordem dos 90%, segundo o executivo regional.

Espetáculos piromusicais em destaque no Festival do Atlântico da Madeira
Notícias ao Minuto

18:45 - 08/06/18 por Lusa

Cultura Funchal

Os espetáculos - que têm a duração de 20 minutos, conjugam a música com o fogo de artifício e são o ponto alto do programa - acontecem em cada sábado de junho, esperando-se fazer convergir para a marginal do Funchal milhares de pessoas, residentes e visitantes.

Além da Áustria, que vai apresentar um projeto intitulado 'Espírito da Vida', estão a disputar o concurso internacional de pirotecnia empresas da África do Sul e do México.

O espetáculo do último sábado é extraconcurso, sendo da responsabilidade da portuguesa Macedo's Pirotecnia, que organiza e coordena o espetáculo.

O fogo é disparado do porto do Funchal (Pontinha).

O festival é um investimento do Governo Regional da Madeira na ordem dos 490 mil euros.

De acordo com os dados da Secretaria do Turismo e Cultura do arquipélago, o festival contribui para o registo de uma ocupação hoteleira na região na ordem dos 90% nas duas primeiras semanas deste mês.

Dia 16 de junho a empresa o espetáculo piromusical está a cargo da empresa Fireworks for Africa (África do Sul) que vai apresentar um projeto com o tema "Orgulho Africano".

A 23 de junho, será a vez da Pirotecnia Reyes (México) encher de cor, luz, o céu da baía da cidade do Funchal combinado com música numa 'Festa com o Fogo'.

O vencedor deste concurso internacional é feito com base também na votação da população.

O Festival termina com a empresa portuguesa Macedo´s a projetar a 'Epopeia'.

Este programa integra também animação musical na praça do Povo, nas avenidas do Mar e das Comunidades, estando previstas atuações de Christina Diaz Trio e Dona Zica com Elisa Silva.

O cartaz fica ainda este ano marcado por espetáculos de projeção em ecrã de água alusivos às Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas nos últimos dois fins de semana deste mês.

Este espaço na marginal do Funchal também será pela primeira vez palco para o Festival Raízes do Atlântico, outra componente do programa.

Esta iniciativa envolve seis concertos, nos dias 14, 15 e 16 de junho, com atuações de artistas de Cuba, Cabo Verde e Brasil, "alguns deles em estreia absoluta na Madeira, como é o caso da Brenda Navarrete e da Simone", diz a organização.

A XXIX edição da Feira do Pão Regional e a Semana das Artes são outros eventos previsto.

A Semana das Artes, decorre entre 11 a 17 de junho, tem por objetivo "mostrar as aprendizagens e as competências artísticas de alunos da Madeira, adquiridas no decurso escolar".

O programa integra várias ações na baixa citadina, entre as quais a Festa no Jardim, o Encontro de Modalidades Artísticas, a Exposição Regional de Expressão Plástica e ESCOLartes, em diversas áreas artísticas, como o canto, a expressão dramática/teatro, cordofones tradicionais madeirenses e dança.

A Exposição Regional de Expressão Plástica, que inclui um concurso de pintura, vai ornamentar a cidade numa "partilha de práticas e experiências artísticas de cerca de 4.000 alunos das escolas do ensino básico e secundário", com a participação de diversos grupos da Educação Especial, entre os dias 11 e 17 de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório