Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Teste sanguíneo poderá prever nascimento de bebés prematuros

Não só é mais eficiente do que os ultrassons como será um método bastante mais acessível.

Teste sanguíneo poderá prever nascimento de bebés prematuros
Notícias ao Minuto

16:00 - 08/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Gestação

Analisar os genes do bebé, ainda antes do mesmo nascer, poderá ser uma forma não invasiva de se analisar o desenvolvimento do feto, inclusive perceber se o bebé irá nascer prematuro. A descoberta agora apresentada pela Statens Serum Institute in Copenhagen explica que uma relevante quantidade de genes consegue identificar eventuais riscos que possam acontecer durante a gravidez.

A maioria dos genes válidos para tal análise, são de origem materna, sendo vistos como “um sinal enviado pela mãe de que o bebé está pronto”, apontam os cientistas.

A descoberta é particularmente promissora por permitir que a análise ao feto no primeiro trimestre chegue a muitos mais casos, já que até então o único teste possível era feito por ultrassom, que a maioria dos médicos aconselhavam mas nem todas as mães o realizavam pelo seu elevado custo. Além disso, a possibilidade de se prever um nascimento prematuro não era possível antes do teste de sangue.

Este é, por isso, “o primeiro progresso científico real e significante para resolver um problema de há muito tempo”, aponta o autor do estudo, que salienta que, nos Estados Unidos, um em cada dez bebés nasce prematuro.

Embora as causas para a prematuridade se devam a complicações durante a gestação, podem também advir de problemas externos e não identificados nos testes, nomeadamente maus hábitos adotados pelas mães como fumar ou praticar uma má alimentação – comportamentos de risco principalmente durante o primeiro trimestre.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório