Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Porto vai receber investimento de 50 milhões para biotecnologia

O primeiro-ministro preside na terça-feira, na Universidade de Standford, em São Francisco, Califórnia, à assinatura de um protocolo de investimento de 50 milhões de euros para o desenvolvimento da pesquisa na Escola Superior de Biotecnologia do Porto.

Porto vai receber investimento de 50 milhões para biotecnologia
Notícias ao Minuto

05:58 - 08/06/18 por Lusa

Economia 10 Junho

De acordo com o programa provisório da visita de António Costa aos Estados Unidos, a cerimónia de assinatura deste contrato terá lugar ao fim da manhã, na Stanford Hoover Institution, e envolverá o AICEP (Agência para o Comércio Externo de Portugal) e a multinacional norte-americana Amyris, em consórcio com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.

A Amyris tem-se destacado na investigação e desenvolvimento de fontes de energia alternativas ao petróleo e tem como presidente executivo um lusodescendente, John Melo.

Nesta sessão, o primeiro-ministro fará uma breve intervenção sobre o tema "Investir em Portugal em Tecnologias de Informação, energias limpas e ciências da vida".

O dia de terça-feira de António Costa será em grande parte passado no vale de São José, junto a São Francisco, começando de manhã com uma visita à tecnológica Cisco, que tem mais de 400 unidades de negócio em todo o mundo e que já emprega em Portugal 380 pessoas.

Ao início da tarde, o primeiro-ministro visita a Google em Silicon Valley, onde, entre outras iniciativas, assistirá a demonstrações de produtos na área da automação de ponta que estão a ser desenvolvidos por esta multinacional norte-americana, como a "Machine Learning", ou "aprendizagem de máquinas" - uma tecnologia que deverá permitir a prazo carros sem condutor nas estradas, ou instrumentos que geram relatórios ou notícias automaticamente a partir de um conjunto de dados.

A Google, cujo volume de negócios atingiu em 2017 os 100 mil milhões de euros, está a abrir em Oeiras uma unidade de negócio.

Um dos momentos considerados mais importantes é a reunião do primeiro-ministro com os principais responsáveis do Silicon Valley Bank, no final da qual fará uma breve intervenção sobre tecnologia e empreendedorismo em Portugal.

O Silicon Valley Bank é considerado uma instituição de referência como fonte de financiamento de projetos de inovação tecnológica, razão pela qual, nesta mesma sessão, vão estar presentes representantes de startups portuguesas já com escritório na região de São Francisco.

O programa de António Costa na Califórnia, entre a noite de segunda-feira e quarta-feira, que terá uma acentuada componente económica, prevê também contactos com investidores norte-americanos na área do agroalimentar.

Na quarta-feira, ao início da tarde, o primeiro-ministro visita uma fábrica da corticeira Amorim instalada em Napa Valley, a zona de maior produção de vinho da Califórnia. O investimento da corticeira Amorim para o fornecimento de rolhas é considerado o maior nacional em volume de negócios no mercado norte-americano.

Ao fim da tarde deste dia, num Estado norte-americano classificado como uma potência no domínio das exportações agrícolas, o primeiro-ministro fará um breve discurso sobre as oportunidades dos investidores californianos no "agronegócio" em Portugal.

Fonte do executivo português adiantou à agência Lusa que o Alqueva, a prazo, poderá receber um investimento com origem na Califórnia, na ordem dos 200 milhões de euros, para plantação de amendoeiras.

Na Califórnia, no domínio do agroalimentar, destacam-se igualmente vários empresários lusodescendentes nos ramos dos lacticínios e, mais recentemente, em produções de batata doce.

Ainda no que respeita à componente económica da visita, em Nova Iorque, última etapa de António Costa nos Estados Unidos, vai realizar-se semanário económico intitulado "Portugal novas fronteiras".

Após o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, o primeiro-ministro falará perante uma plateia de empresários e investidores financeiros um discurso sobre a evolução macroeconómica de Portugal nos últimos anos e sobre ambiente de negócios existente no país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório