Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Daniel fugiu da Síria para seguir sonho que mantinha em segredo com a avó

Em 2014, Daniel Essa fugiu da guerra na Síria. Chegou a Lille para continuar o sonho que deixou inacabado em Damasco: ser designer de moda. Hoje, um par dos seus ténis são vendidos de Paris a Hollwyood a um preço médio de 330 euros.

Notícias ao Minuto

20:42 - 07/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Daniel Essa

Daniel Essa começou a estudar moda em Damasco, na Síria, mas devido à guerra civil que está a devastar o país desde 2011, tendo já causado mais de 500 mil mortos, teve de interromper o seu sonho.

“Começávamos a ver a guerra começar em Damasco. Havia ataques praticamente todos os dias e eu via os meus amigos e as suas famílias a saírem do país, um após o outro”, conta Daniel Essa, de 30 anos, à Reuters.

Três anos depois do início da guerra, o jovem sírio decidiu fugir de Damasco e chegou a Lille, em França, perto da fronteira com a Bélgica.

Foi em território francês que decidiu seguir o seu sonho no mundo da moda e, hoje, é um famoso designer que criou a sua própria marca de ténis de luxo, com clientes em Paris ou Hollywood.

Um dos principais incentivos veio depois de a atriz Whoopi Goldberg ter feito uma encomenda dos ténis. A atriz viu o modelo em causa nos pés de um amigo e, impressionada com os mesmos, quis saber quem era o designer. Foi assim que chegou a Daniel Essa.

A primeira loja do sírio abriu duas semanas depois e já estão à venda em Beverly Hills, Paris, Ajaccio ou na Córsega. Cada par custa, em média, 330 euros. Na lingueta estão mensagens como "paz", "beijos" ou "liberdade".

Ser designer de moda, contudo, não era muito bem visto pela família de Daniel. Os seus familiares consideram que tal profissão “era de mulher, não de homem”. A única pessoa que o apoiou foi a avó.

"O resto da minha família estava contra, porque não era um emprego de homem, era um emprego de mulher. Por isso, era o pequeno segredo entre mim e a minha avó, fazê-lo [tornar-se designer] nas costas da minha família”, contou Daniel que, desde que saiu da Síria, não voltou a ver a sua família.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório