Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Três motivos que explicam o fim da 'era' do petróleo barato

No dia a dia, a subida do preço do petróleo faz-se sentir na escalada dos preços dos combustíveis. Vai manter-se esta tendência?

Três motivos que explicam o fim da 'era' do petróleo barato
Notícias ao Minuto

14:37 - 07/06/18 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

A subida do preço do petróleo, que por cá se reflete na escalada do preço dos combustíveis, é impulsionada por vários fatores, mas a BBC destaca três para terem levado o preço do petróleo a máximos de novembro de 2014. 

O primeiro, revela a publicação, prende-se com os "drásticos cortes da oferta de petróleo". Isto, porque há vários meses a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) decidiu cortar a produção para reter o excesso de matéria-prima no mercado. 

Depois, também as sanções dos EUA contra o Irão estão a impulsionar o preço, uma vez que não é claro qual o montante de petróleo iraniano que será retirado do mercado. 

Ainda a penalizar, a queda da oferta venezuelana, tendo em conta que devido à grave crise naquele país, a indústria petrolífera do país registou uma forte queda. 

"Além da Venezuela, Angola, Nigéria e Equador também estão a produzir menos petróleo", refere a BBC. No geral, os analistas consultados pela publicação acreditam que o aumento dos preços irá manter-se, mas recordam que o mercado petrolífero - tal como outros mercados de matérias-primas - é cíclico

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório