Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Acabou um relacionamento? Cientistas apontam a melhor forma de recuperar

Só precisa de força de vontade para ultrapassar a separação e focar-se em si.

Acabou um relacionamento? Cientistas apontam a melhor forma de recuperar
Notícias ao Minuto

09:30 - 07/06/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Comportamento

Acabar um relacionamento pode parecer o fim do mundo. Se há quem recupere rápido e siga em frente, outros não esquecem o ex parceiro, o que pode levar a estados depressivos, insónias ou outros comportamentos negativos para a própria saúde, que não se cingem aos breves momentos após a separação, provando que o tempo nem sempre cura tudo.

Em vez disso, há estratégias a adotar, que não são novas, mas ainda assim mereceram a atenção por parte de um grupo de psicólogos da Universidade do Missouri.

A amostra utilizada pelos especialistas contou apenas com 24 participantes entre os 20 e os 37 anos, que haviam terminado uma relação há cerca de dois anos e meio e ainda não tinham recuperado. Embora seja um número bastante reduzido para representar a população, serviu como ponto de partida para se analisar as ‘técnicas’ que mais se usam para tentar ultrapassar o desgosto amoroso.

Entre pensar negativamente no ex, reavaliar os seus sentimentos naquela relação, distrair-se e não fazer nada, as três primeiras estratégias permitem que o indivíduo se prepare, de certa forma, para um reencontro com o ex (seja pessoalmente ou nas redes sociais), ainda que tal não signifique que se recupere da separação.

Especificamente sobre os sentimentos de que não superou o desgosto, os psicólogos referem que pensar negativamente no ex diminui os sentimentos amorosos, mas deixam a pessoa desconfortável por se focar em aspetos negativos, algo que não acontece quando a técnica passa por reavaliar os sentimentos gerados durante a relação, que poderá, sim, melhorar os sentimentos do indivíduo a longo prazo.

O objetivo desta técnica não é o de revisitar constantemente o passado, mas organizar os pensamentos, uma atitude que os especialistas acreditam que facilite a aceitação do que aconteceu e já acabou.

Quanto à terceira técnica, a da distração, embora não altere os sentimentos por determinada pessoa, deixa o indivíduo mais feliz, sendo por isso apontado como uma boa opção, mas apenas a curto prazo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório