Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Apoio de 10 mil euros por cada filho? "O PSD fez mal as contas"

A deputada do Bloco de Esquerda comparou a proposta de Rui Rio que visa o aumento da natalidade com o atual abono de família e concluiu que "a medida não só tira às famílias mais pobres como se torna mais penalizadora à medida que o número de filhos aumenta".

Apoio de 10 mil euros por cada filho? "O PSD fez mal as contas"
Notícias ao Minuto

08:30 - 07/06/18 por Tiago Miguel Simões

Política Mariana Mortágua

Rui Rio apresentou esta segunda-feira, no Porto, a sua ‘política para a infância', propondo que sejam dados 10 mil euros por filho a cada família, em pagamentos faseados, durante 18 anos. Creches e ensino pré-escolar gratuito e um subsídio ao sétimo mês de gravidez são outras das medidas que englobam este programa do PSD que visa substituir o Abono de Família.

Mariana Mortágua debruçou-se sobre esta proposta social-democrata e não demorou a reagir, garantindo que “o PSD fez mal as contas”. 

“A sua proposta mais emblemática é um apoio de cerca de 10.000 euros por filho, independentemente dos recursos do agregado familiar. A ideia de um benefício igual para todas as crianças independentemente dos rendimentos do agregado é importante, e deve ser defendida. Mas o PSD propõe substituir esta medida pelo Abono de Família, que está modelado para apoiar mais as famílias mais pobres”, contextualizou numa publicação que fez na sua página de Facebook.

A deputada do Bloco de Esquerda refez as contas de Rui Rio e concluiu que para casais ou famílias monoparentais a perda de rendimento será “enorme” caso se substitua o abono de família por esta medida, algo que segundo a mesma, piora com o aumento de número de filhos.

“A medida não só tira às famílias mais pobres como se torna mais penalizadora à medida que o número de filhos aumenta”, concretizou Mariana Mortágua, deixando ainda um gráfico que mostra a comparação entre medidas, que pode ver na publicação abaixo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório