Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Lola "vai realizar rotinas e libertar pessoas para questões difíceis"

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa explicou esta quarta-feira as medidas do programa Simplex +2018 que hoje vai ser apresentado pelo Governo.

Lola "vai realizar rotinas e libertar pessoas para questões difíceis"
Notícias ao Minuto

10:50 - 06/06/18 por Natacha Nunes Costa

País Simplex

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, revelou na manhã desta quarta-feira, na SIC Notícias, algumas das medidas do programa Simplex +2018 que hoje vai ser apresentado pelo Governo.

Uma das medidas mais aguardadas é Lola, uma robot que, segundo a ministra, vai ajudar os cidadãos a resolver questões simples, dando aos funcionários das Lojas do Cidadão mais tempo para atender pessoas com questões de difícil trato.

“A máquina pode realizar rotinas e disponibilizar os funcionários para aquelas questões mais difíceis em que é preciso um atendimento mais personalizado e adequado a uma pessoa que tem um problema mais difícil para resolver”, explicou Maria Manuel Leitão Marques acrescentando que esta é uma medida experimental que será implementada, no próximo ano, no Porto e que, se resultar, será alargada a outras lojas onde faça sentido.

Outras das medidas do Simplex +2018, é a Central de Marcações do Estado. De acordo com a ministra, este serviço “destina-se a tornar mais simples a marcação online” da hora em que cada cidadão pretende ser atendido em cada um dos serviços, seja na Segurança Social, nas Finanças ou até para renovar o cartão de cidadão ou carta de condução.

Apesar de já ser possível marcar alguns destes serviços online, a governante garante que este serviço prima pela originalidade por “centralizar todas as marcações”.

Quando questionada sobre os custos do programa Simplex +2018 para o Estado, Maria Manuel Leitão Marques revelou que o Governo tem “inscrito no Orçamento deste ano 55 milhões de euros para os desenvolvimentos de medidas Simplex de diferentes serviços públicos, dos quais fazem parte muito mais do que estas oito medidas que serão apresentadas hoje”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório