Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Pablo Iglesias mantém liderança mas toma nota dos votos contra

O secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, considerou hoje que o resultado da consulta interna sobre a sua liderança mostra que tem obrigação de "continuar à frente" do partido, mas toma nota dos 30% de inscritos que votaram contra.

Pablo Iglesias mantém liderança mas toma nota dos votos contra
Notícias ao Minuto

22:39 - 27/05/18 por Lusa

Mundo Espanha

"Não foram dias fáceis para nós, mas também não o foram para os militantes do Podemos", escreveu Iglesias numa mensagem publicada na rede social Facebook, depois de serem conhecidos os resultados que davam conta do apoio à sua continuidade, na sequência da polémica da compra de uma casa de 600 mil euros.

Iglesias decidiu-se pela continuação na liderança, mas diz que toma nota da mensagem deixada pelos 30% que se manifestaram contra.

Segundo a consulta interna, 68,42% dos inscritos votaram pela permanência de Pablo Iglesias e da sua mulher Irene Montero, porta-voz parlamentar do movimento, nos seus cargos, contra os 31,58% que consideraram que deveriam ser demitidos.

Os dados da consulta interna, que contou com o voto de 188.176 pessoas, a mais participada de sempre, foram divulgados pelo secretário do Podemos, Pablo Echenique, na sua conta pessoal da rede social Facebook.

A consulta foi convocada depois da polémica gerada quando foi conhecida a compra, por parte de Iglesias e da companheira, Irene Montero, de uma casa de 600 mil euros, nos arredores de Madrid.

Iglesias criticara o antigo ministro da Economia do PP Luis de Guindos, um dos atuais vice-presidentes do Banco Central Europeu, por ter adquirido uma casa por esse valor, em 2011, numa publicação no Twitter.

O secretário-geral do Podemos optou agora por pedir aos militantes para decidirem se deve ou não continuar à frente do partido, tendo avisado de que abandonaria o cargo, se a participação fosse baixa.

Os militantes responderam à pergunta: "Considera que Pablo Iglesias e Irene Montero devem continuar à frente da Secretaria-Geral e do cargo de porta-voz parlamentar do Podemos?".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório