Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Atividade física reverte efeitos de se estar muito tempo sentado

Pode levantar-se do sofá para ir treinar, mas não tem como fugir das horas laborais passadas à secretária.

Atividade física reverte efeitos de se estar muito tempo sentado
Notícias ao Minuto

13:45 - 25/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Vida

É inevitável todo o tempo que a maioria da população passa sentada à secretária. A má postura a que inconscientemente se adere tem consequências como dores de costas, má posturas noutras situações ou mesmo lesões e só acresce as consequencias negativas de quem tem uma prática sedentária de passar muito tempo sentado a ver TV, por exemplo.

Aqui explicamos que nem a postura correta evita tais dores, mas sim o movimento, ou seja, a alteração constante de posição – uma ideia que alguns especialistas defendem, referindo que até pode trabalhar numa postura menos correta, desde que não a mantenha por demasiado tempo.

Além disso, diziam os mesmos autores da opinião partilhada que o mais importante é manter um core firme, que se consegue ao focar-se na zona central do corpo, uma ideia que vai ao encontro de um estudo agora publicado pela Time, onde se defende que passar muito tempo sentado não é assim tão mau para si, desde que pratique atividade física, que revertem os efeitos pouco saudáveis que o sentar-se ‘mal’ traz para o corpo.

Comparou-se, ao longo de cinco anos, indivíduos que praticavam exercício físico com outros que mantinham uma vida muito mais sedentária, todos estadunidendes, de meia idade, de onde se concluiu que por cada duas horas passadas sentado, aqueles que não praticavam exercício físico aumentavam em 21% o risco de morrer por problemas cardíacos ou outro problema que advém, também, da falta de exercício físico.

Ou seja, e uma vez que quem pratica atividade física regular não é, à partida, uma pessoa que passe muito tempo sentado no sofá, a obrigação de se sentar por horas à secretária deixa de ser tão mau para o seu corpo, que é fortalecido pelo treino.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório