Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Estas são as sete coisas que quem usa lentes de contato não pode fazer

Os cuidados devem ser ainda maiores do que por quem usa óculos.

Estas são as sete coisas que quem usa lentes de contato não pode fazer
Notícias ao Minuto

10:45 - 25/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Visão

A infeção por lentes de contato é algo possível de acontecer, já que o contato direto com os olhos obriga a uma higiene extrema, tanto na fase de colocação da lente como ao guardar o objeto.

Todos os cuidados são poucos para garantir uma boa saúde ocular, por isso são comuns a vários oftalmologistas as dicas mais comuns, ou aspetos a evitar. O Self reuniu aqueles que qualquer um deve ter em mente, sempre que tomar a decisão de usar lentes.

Para começar, o contato com a água: ao manter as lentes guardadas, deve conservar com a ajuda de um líquido próprio, vendido em específico para este fim. Quando o produto acaba, há quem opte por guardar as lentes em água, algo que deve ser evitado pela possibilidade de micróbios que lá se encontra e podem afetar a visão quando em contato direto. Embora seja livre de bactérias, o líquido das lentes não deve ser reutilizado, mas sim mudado diariamente, de forma a garantir a sua máxima higiene e a própria caixa onde as guarda deve ser limpa e seca todas as vezes antes de ser novamente cheia com o líquido próprio.

Também o tomar duche de lentes, ou usá-las na piscina deve ser evitado, uma vez mais, pelo contato com água que não é líquido de lentes e por isso, não está livre de bactérias específicas que afetam a visão quando retidas na lente de contato.

A água pura deve pois ser apenas usada para garantir que lava bem as mãos antes de colocar ou retirar as lentes. As mãos são a zona do corpo mais exposta a sujidade, sendo de evitar manusear as lentes antes de garantir que não tem as mãos sujas.

A dica que provavelmente mais ouve é relativamente ao dormir com lentes – uma prática extremamente desaconselhada, por aumentar o risco de infeção ocular pela redução de oxigénio recebido pelo olho.

Por fim, deve garantir que muda as lentes com a frequência indicada. Se as lentes são diárias, descarte-as após cada utilização e se são mensais, não pense que usá-la por 32 ou 33 dias será inofensivo. A concentração de bactérias e micróbios só garante a não afetação da vista durante o período indicado no produtos – e sempre que as indicações de higiene e conservação são garantidas, é claro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório