Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Capturado o jihadista francês que reivindicou o ataque em Nice

As Forças Democráticas Sírias (FDS), uma coligação de milícias árabes e curdas apoiada pelos Estados Unidos e pela França, anunciaram hoje a captura de um jihadista francês, Adrien Guihal, que reivindicou o atentado de Nice (2016).

Capturado o jihadista francês que reivindicou o ataque em Nice
Notícias ao Minuto

16:38 - 24/05/18 por Lusa

Mundo Terrorismo

"Os serviços de informações das FDS realizaram uma operação no sábado, 19 de maio, que permitiu capturar um grupo de jihadistas do [grupo extremista] Estado Islâmico liderados por Adrien Guihal, conhecido como Abu Usama al-Faransi", lê-se num comunicado publicado no site das FDS.

O jihadista foi capturado na região de Raqa, antiga "capital" do "califado" proclamado pelo Estado Islâmico nas regiões que controlava na Síria e no Iraque, recuperada pelas FDS em 2017.

Segundo as FDS, Guihal encontrava-se acompanhado da mulher, cuja identidade não foi divulgada, e estava escondido até conseguir chegar à Turquia para daí regressar à Europa.

Além do envolvimento no atentado de Nice, Adrien Guihal foi condenado em 2012 em França a quatro anos de pena suspensa por ter fomentado um plano de atentado no país.

As FDS afirmam que o jihadista francês chegou à Síria em 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório