Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Israel acusa televisão holandesa de antissemitismo por parodiar 'Toy'

A música da israelita Netta Barzilai foi a vencedora do Festival Eurovisão da Canção, que teve este ano lugar em Portugal.

Israel acusa televisão holandesa de antissemitismo por parodiar 'Toy'
Notícias ao Minuto

13:50 - 24/05/18 por Sara Gouveia

Mundo Polémica

A embaixada israelita em Haia, na Holanda, não teve dúvidas em apelidar como "antissemita" a paródia feita por um canal de televisão holandês com a canção vencedora deste ano da Eurovisão, que criticava as ações israelitas na Faixa de Gaza. Os representantes israelitas enviaram inclusivamente uma queixa formal ao programa que emitiu a sátira.

A estação de televisão confirmou a receção da comunicação diplomática, mas recordou que a vitória de Israel no Festival "coincidiu com a crescente tensão na Faixa de Gaza", durante os protestos contra a mudança da embaixada norte-americana para Jerusálem, onde dezenas de pessoas morreram.

"A paródia questiona as políticas de Israel e em nada é um ataque à comunidade judia", garantiu o canal holandês. Num comunicado posterior a BNN-Vara, citada pelo El Mundo, explicou que a rábula foi feita a partir do vídeo real da canção de Netta e procura "trazer para o debate com recurso à sátira" os disparos do exército israelita contra os manifestantes palestinos na fronteira com Gaza.

O vídeo da paródia mistura as imagens dos protestos com a dança da galinha característica de Netta, protagonizada por uma das atrizes do programa. O representante dos interesses da comunidade judia na Holanda considerou a brincadeira "sem substância ou fundamento".

As críticas não se ficaram só pelos Países Baixos, com vários meios de comunicação israelitas a lamentar a sátira. O jornal Haaretz referiu-se à situação como "duro ataque" contra Israel e o 'Times of Israel' considerou estar cheio de "clichés antissemitas sobre os judeus e dinheiro".

Veja as imagens abaixo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório