Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Polícia divulgou imagens de jogador da NBA atingido com taser e detido

Sterling Brown tinha o carro mal estacionado. Devia ter multado mas a troca de palavras com um polícia subiu de tom e o jogador acabou detido. O base fala em abuso de poder.

Notícias ao Minuto

08:31 - 24/05/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

São conhecidos vários casos de uso excessivo da força por parte de agentes da polícia nos Estados Unidos, alguns dos casos acabam da pior forma. Na sua grande maioria estes casos envolvem negros. O caso de Sterling Brown é mais um que se encaixa neste tipo de situações, mas com um pormenor importante que gerou mais controvérsia. É que Sterling Brown, de 23 anos, é jogador dos Milwaukee Bucks, uma das equipas da NBA.

Esta quarta-feira a polícia de Milwaukee divulgou as imagens da detenção do jogador no passado dia 26 de janeiro. O segundo base dos Bucks tinha estacionado mal o carro, ocupando dois lugares para pessoas com incapacidades. Um agente da polícia espera que Brown se dirija para o seu carro e aborda-o. Desde o início o agente assume uma postura mais agressiva e o basquetebolista responde, com a troca de palavras a subir de tom.

O agente começa por pedir-lhe a carta de condução e pergunta-lhe: “Não vês nenhum problema aqui?”. De seguida toca no jogador, com Sterling a pedir-lhe para não o fazer. O polícia pede a Sterling Brown para se afastar, algo que o jogador fez. No entanto, o agente chama reforços.

Chegam mais três carros ao local. Podemos ver logo depois Sterling Brown a ser rodeado por vários agentes. Pouco tempo passa e um dos agentes pede ao jogador para tirar as mãos dos bolsos. Ele diz que tem algo nos bolsos e os agentes atiram Sterling ao chão para o imobilizar. Sem que se perceba muito bem porquê, um deles acaba por atingir o jogador com o taser e Sterling é detido.

Numa conferência de imprensa esta quarta-feira, o chefe da polícia de Milwaukee, Alonso Morales, pediu desculpas pelo incidente. “O departamento conduziu uma investigação a este incidente que revelou que os agentes agiram de forma inapropriada. Esses agentes foram recentemente disciplinados. Lamento que este incidente tenha escalado a este ponto”.

Já Sterling Brown disse que o que “deveria ter sido uma simples multa de estacionamento tornou-se numa tentativa de intimidação da polícia seguida do uso ilegal da força”. O jogador lembrou Stephon Clark e outros membros da comunidade negra nos Estados Unidos que morreram na sequência de incidentes com a polícia. “O denominador comum em todas estas situações é o racismo contra as comunidades minoritárias e abuso de poder”, referiu Sterling Brown.

Os Milwaukee Bucks demonstraram total apoio ao seu jogador e consideraram as ações da polícia vergonhosas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório