Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Três doentes fogem do hospital e ameaçam esforços de contenção de Ébola

Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para fugas impulsionadas por crenças religiosas, costumes ou ceticismo.

Três doentes fogem do hospital e ameaçam esforços de contenção de Ébola
Notícias ao Minuto

20:52 - 23/05/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Congo

Três pacientes infetados com o vírus do Ébola fugiram de uma área de isolamento na cidade de Mbandaka, na República Democrática do Congo (RDCongo), onde se iniciou um novo surto, declarado a 8 de maio, com epicentro em Bikoro. A informação foi avançada pelas autoridades de Saúde locais, numa altura em que são concentrados esforços para impedir a disseminação da doença.

O porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Congo, Eugene Kabambi, indicou à Reuters que dois pacientes deixaram o hospital, na segunda-feira, para se dirigirem a uma igreja, com a ajuda de familiares. Um morreu, ontem, em casa, sendo enterrado com a ajuda dos Médicos sem Fronteiras, e o outro foi levado para o hospital mas morreu no mesmo dia à noite.

Um outro paciente saiu do hospital no domingo à tarde, sem autorização, pouco antes de lhe ser dada alta, mas foi encontrado pouco depois.

Estas fugas, esclarece a OMS, impulsionadas por crenças religiosas, costumes ou ceticismo, podem colocar em causa os esforços para conter a doença.

A OMS informou esta quarta-feira que está a acelerar os esforços nos países vizinhos da RDCongo para tentar impedir a disseminação do atual surto de Ébola além das fronteiras deste país.

O último balanço do surto no noroeste da RDCongo, com números registados até 20 de maio, é de 27 mortos, 28 casos confirmados, 21 prováveis e nove suspeitos.

A atualização do número de mortos, feita no domingo pelo ministro da Saúde da RDCongo, Oly Ilunga, chegou com a notícia da morte de uma enfermeira, em Bikoro, por causa do vírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório