Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Decisão sobre realização de cimeira com Kim será "na próxima semana"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, declarou hoje que será tomada "na próxima semana" uma decisão sobre se a histórica cimeira com o seu homólogo norte-coreano, Kim Jong-un, se realizará a 12 de junho, em Singapura, como inicialmente agendado.

Decisão sobre realização de cimeira com Kim será "na próxima semana"
Notícias ao Minuto

18:36 - 23/05/18 por Lusa

Mundo Donald Trump

"Relativamente a Singapura, vamos ver. E poderá acontecer, poderá mesmo acontecer. Mas seja como for, saberemos na próxima semana sobre Singapura", disse Trump nos jardins da Casa Branca.

"Um dia, numa determinada data, acontecerá. Poderá bem ser a 12 de junho. Veremos", acrescentou, depois de ter na terça-feira pela primeira vez referido um eventual adiamento da cimeira com o dirigente da Coreia do Norte, cujo principal ponto de agenda seria a desnuclearização.

Pouco antes das declarações do chefe de Estado norte-americano, já o secretário de Estado, Mike Pompeo, tinha dito que a realização de tal cimeira "depende, em última análise" de Kim Jong-un.

"Ele pediu este encontro, o Presidente aceitou reunir-se com ele, estou cheio de esperança de ver este encontro acontecer", afirmou, perante uma comissão parlamentar.

O chefe da diplomacia confirmou também que, até indicação em contrário, a cimeira de Singapura "ainda está marcada para 12 de junho".

As dúvidas sobre a concretização do encontro pairam desde a semana passada, quando a Coreia do Norte subitamente ameaçou não participar e cancelou conversações com a Coreia do Sul.

Pyongyang acusou Washington de querer obrigá-la a uma renúncia unilateral ao seu arsenal nuclear.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório