Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Fundo Europeu de Investimento e CGD com 200 milhões para financiar PME

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) assinam na quinta-feira um acordo de garantia relativo a uma carteira de empréstimos de 200 milhões de euros para financiamento de PME portuguesas.

Fundo Europeu de Investimento e CGD com 200 milhões para financiar PME
Notícias ao Minuto

18:05 - 23/05/18 por Lusa

Economia Acordo

"Este acordo beneficia do apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), enquadrado no Plano de Investimento para a Europa, o plano Juncker", anunciaram hoje as duas entidades.

Na assinatura vão estar presentes o chefe do executivo do FEI, Pier Luigi Gilibert, Catarina Dantas Machado, pela Comissão Europeia, e Paulo Moita de Macedo, presidente da Comissão Executiva da Caixa.

"Nos termos do novo acordo InnovFin, a CGD concederá empréstimos em condições favoráveis a PME [pequenas e médias empresas] inovadoras", adiantam.

A garantia do FEI é concedida no âmbito da iniciativa "EU InnovFin finance for Innovators", com o apoio financeiro no âmbito do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia, e espera-se que o apoio europeu venha a beneficiar 1.250 empresas.

O FEI faz parte do grupo do Banco Europeu de Investimento. A sua missão central é apoiar as micro e PME europeias, ajudando-as a ter acesso ao financiamento.

O Plano de Investimento para a Europa -- o plano Juncker -- centra-se na promoção de investimentos para criar emprego e crescimento, utilizando de forma mais inteligente os recursos financeiros novos e existentes, eliminando os obstáculos ao investimento e proporcionando visibilidade e assistência técnica aos projetos de investimento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório