Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Facebook quer combater 'revenge porn'... mas pode não gostar do método

A tecnológica anunciou planos para expandir o seu programa-piloto que começou por ser implementado na Austrália em 2017.

Facebook quer combater 'revenge porn'... mas pode não gostar do método

O Facebook anunciou que expandirá o seu programa-piloto de combate a conteúdos considerados ‘revenge porn’, isto é, fotografias/vídeos íntimos partilhados por ex-namorados(as) depois da separação de modo a envergonhar o anterior parceiro(a).

O programa em questão consiste em que o utilizador que tema que as suas fotografias/vídeos íntimos sejam partilhados no Facebook os carregue previamente, criando assim uma ‘impressão digital’ nos servidores da plataforma que bloqueará automaticamente caso venham a ser partilhados publicamente numa ocasião futura por outra pessoa.

“É humilhante e devastador quando as imagens íntimas de alguém são partilhadas sem a sua permissão e queremos fazer tudo o que podemos para ajudar as vítimas deste abuso. Este é um passo para ajudar as pessoas que receiam que uma imagem íntima venha a ser partilhada sem o seu consentimento”, aponta a responsável global pela segurança do Facebook, Antigone Davis.

O programa-piloto teve início em 2017 na Austrália e será agora expandido para os EUA, Canadá e Reino Unido. Já quando começou por ser anunciado, o programa motivou críticas movidas pelo receio que o Facebook não conseguisse manter as fotografias e vídeos íntimos carregados pelos utilizadores em segredo. Tendo em conta que vivemos numa era pós-Cambridge Analytica é de esperar que estes receios não tenham sido mitigados.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório