Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

A lenda do monstro de Loch Ness pode ter os dias contados

Uma equipa de cientistas diz que poderá ter respostas até ao fim do ano.

A lenda do monstro de Loch Ness pode ter os dias contados
Notícias ao Minuto

11:31 - 23/05/18 por Sara Gouveia

Mundo Escócia

Durante centenas de anos os visitantes de Loch Ness, na Escócia, têm descrito ver um monstro que acreditam esconder-se nas profundezas do lago. Mas agora a lenda de 'Nessie', como é carinhosamente apelidado pelos habitantes locais, pode ter os dias contados.

Um cientista da Nova Zelândia vai liderar uma equipa internacional para retirar amostras do lago e conduzir testes de ADN de forma a determinar que espécies é que lá vivem dentro, conta a Associated Press.

O professor Neil Gemmell, da Universidade de Otago, confessa-se não crente, mas afirma que quer levar as pessoas numa aventura, juntando isso à ciência. Além disso, acrescenta, os filhos consideram que é a coisa mais "fixe" que alguma vez fez.

Uma das teorias mais conhecidas, é que o monstro de Loch Ness será na verdade um dinossauro de pescoço comprido que de alguma forma sobreviveu à extinção. Outras falam num esturjão ou peixe-gato gigantes. Muitos acreditam que tudo pode ser explicado com troncos de árvore e ventos fortes.

Segundo o investigador quando as criaturas se movem na água, deixam para trás pequenos fragmentos de ADN - da pele, penas, escamas ou até urina. "Na vida queremos que haja mistério, alguns vamos eventualmente resolvê-los. Isso faz parte do espírito da descoberta e por vezes, pode encontrar-se o que não se espera", disse Neil.

A equipa vai retirar 300 amostras da água, de vários pontos à volta do lago e a diferentes profundidades, submetendo depois as amostras a testes de ADN. Os resultados vão depois ser comparados com a base de dados das espécies conhecidas e acreditam que as respostas deverão estar prontas no final deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório