Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

PCP destaca obra de valor a nível nacional e internacional de Júlio Pomar

O PCP expressou hoje o seu pesar pela morte de Júlio Pomar, considerando que o artista plástico é autor de uma obra de reconhecido valor iniciada nos anos 1940, que "granjeou um elevado prestígio nacional e internacional".

PCP destaca obra de valor a nível nacional e internacional de Júlio Pomar
Notícias ao Minuto

22:25 - 22/05/18 por Lusa

Política Comunicado

"A sua obra no plano das artes plásticas foi acompanhada de uma intervenção cívica e política em que se integrou a participação no movimento antifascista, designadamente na Comissão Central do MUD Juvenil", refere o PCP, em comunicado enviado à Lusa.

O PCP salienta que Júlio Pomar foi "preso e julgado pelo regime fascista, período em que viu algumas das suas obras apreendidas pela PIDE e foi afastado do ensino", referindo ainda que fez parte de "um movimento mais geral de intelectuais destacados" que lutaram pela liberdade e democracia.

O artista plástico Júlio Pomar morreu hoje aos 92 anos no Hospital da Luz, em Lisboa.

Pintor e escultor, nascido em Lisboa em 1926, Júlio Pomar é considerado um dos criadores de referência da arte moderna e contemporânea portuguesa.

O artista deixa uma obra multifacetada que percorre mais de sete décadas, influenciada pela literatura, a resistência política, o erotismo e algumas viagens, como a Amazónia, no Brasil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório