Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Orquestra Barroca da Casa da Música atua em junho em Pequim

A Orquestra Barroca da Casa da Música anunciou hoje que vai estar em Pequim para dois concertos a realizar nos dias 13 e 14 de junho, no âmbito das celebrações do Dia de Portugal.

Orquestra Barroca da Casa da Música atua em junho em Pequim
Notícias ao Minuto

14:06 - 22/05/18 por Lusa

Cultura Porto

Em comunicado, a Casa da Música referiu que a orquestra vai estar sob direção musical de Federico Guglielmo para interpretar obras de Francisco António de Almeida, Carlos Seixas e Pedro Jorge Avondano, sendo solistas a soprano Eduarda Melo e o cravista Fernando Miguel Jalôto, para além do próprio maestro e violinista.

Completam o programa composições de David Perez, Giacomo Facco e William Corbett.

A orquestra apresenta-se a 13 de junho no Auditório do Conservatório de Música de Pequim e, no dia seguinte, no Auditório da Universidade de Pequim.

Promovida pela Embaixada de Portugal em Pequim, a deslocação do agrupamento residente da Casa da Música enquadra-se "na predileção de Kangxi, imperador chinês do século XVII, pela música barroca, com a qual teve contacto através do jesuíta Tomás Pereira", explica a Casa da Música.

Natural de São Martinho do Vale, concelho de Famalicão, Tomás Pereira estabeleceu-se na China em 1672. Foi astrónomo, geógrafo e músico, tendo dado a conhecer a música europeia ao imperador chinês, de quem foi professor e conselheiro, tendo com ele mantido uma relação privilegiada, acrescentou a Casa da Música.

Ainda de acordo com a informação disponibilizada pela instituição localizada no Porto, Tomás Pereira foi ainda o construtor de um órgão e de um carrilhão que foram instalados numa igreja de Pequim. Viveu na China até à sua morte, em 1708, tendo adotado o nome chinês Xu Risheng, 'Sol que nasce aos poucos'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório