Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Marcelo satisfeito com esforço de prevenção de incêndios

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se hoje satisfeito com o trabalho de prevenção dos incêndios florestais que tem vindo a ser feito, salientando o esforço das populações.

Marcelo satisfeito com esforço de prevenção de incêndios
Notícias ao Minuto

20:15 - 21/05/18 por Lusa

País Presidentes

"As populações perceberam o dramatismo da situação, não querem repetições e deitaram mãos à obra", afirmou aos jornalistas, durante uma visita ao concelho de Gouveia.

Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu que ainda há casos de árvores cujos ramos batem nas estradas, como hoje viu ao percorrer o concelho de Gouveia, no distrito da Guarda, mas salientou "o exemplo de reação das populações".

"As autarquias, a Câmara Municipal, as freguesias, as populações estão a trabalhar. Agora, é uma corrida contra o tempo", afirmou, lembrando que se trata "de uma realidade que não tem um ano".

O Presidente da República disse sentir que "está a ser feito um grande esforço este ano para prevenir", aproveitando para homenagear as autarquias, as populações, as empresas, o Governo e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

"Até mesmo o primeiro-ministro estar permanentemente em exercícios, em simulações, estar um pouco por toda a parte, tem essa preocupação", considerou.

Apesar de ter "um programa um bocadinho carregado em junho", Marcelo Rebelo de Sousa disse tencionar, em julho e agosto, tal como "o primeiro-ministro e outros responsáveis e autarcas, estar no máximo de sítios possível em termos de prevenção pela presença".

"É estar lá, é correr os sítios. Penso que todos estamos vigilantes, queremos que corra bem para o país", acrescentou.

Na sequência dos incêndios do ano passado, o Presidente da República visitou hoje à tarde famílias realojadas, empresas afetadas que estão a ser apoiadas, trabalhos de recuperação de infraestruturas e projetos de reflorestação que estão a ser desenvolvidos.

A visita a este concelho do distrito da Guarda termina ao início da noite, com uma sessão na Câmara Municipal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório