Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Não interrompa o seu ciclo de sono (e evite uma depressão)

Maus hábitos de sono podem levar a graves problemas de saúde. Cientistas apontam relação.

Não interrompa o seu ciclo de sono (e evite uma depressão)
Notícias ao Minuto

14:45 - 21/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Sono

O bom funcionamento do organismo humano deve-se às boas práticas, que passa por uma alimentação equilibrada, prática de exercício físico e descanso.

Este último ponto relaciona-se com o ciclo circadiano, que regula os ciclos de sono durante um dia inteiro, que se distinguem pelas diferentes oscilações biológicas que são essenciais ao nosso corpo e são estimuladas por vários aspetos como luz, temperatura e alimentação – aspetos que nos fazem ficar acordados ou com vontade de dormir.

É por diferentes indivíduos terem diferentes ritmos circadianos, que a população se distingue entre os ‘noturnos’ e os que trabalham melhor durante o dia. Em qualquer um dos casos, o ciclo de sono não deve ser interrompido, por risco de ficar mais propício a desenvolver um estado depressivo, bipolaridade ou outros problemas mentais.

A apresentação destes resultados seguiu-se a um estudo de observação feito pela universidade de Glasgow a uma amostra de 91.105 indivíduos, cuja atividade corporal foi monitorizada durante uma semana. Aqueles que trabalhavam mais durante a noite ou tinham um dia demasiado calmo que lhe faria não ter sono à noite, refletia-se no ciclo de sono, que não era fluido e correspondia àqueles a quem foi diagnosticado algum problema mental.

Embora a correspondência tenha sido verificada, o estudo não especifica se são os problemas mentais que mais prejudicam o ciclo de sono, ou se é o contrário que mais acontece. Torna-se assim necessário aprofundar o estudo comparativo entre o ciclo de sono e os fatores externos, bem como o sono a outros fatores genéticos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório