Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Globos de Ouro: As reações, as homenagens e as surpresas da noite

A XXIII emissão do evento decorreu este domingo, dia 20, no Coliseu dos Recreios.

Globos de Ouro: As reações, as homenagens e as surpresas da noite

A gala que premeia o talento em Portugal voltou a encher o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, de brilho e glamour na noite deste domingo, dia 20 de maio. João Baião desceu, literalmente, do teto para começar a XXIII emissão do evento com um espetáculo musical onde cantaram e dançaram a seu lado Sara Matos, Luciana Abreu, João Paulo Rodrigues e César Mourão – o anfitrião da noite.

Na plateia assistiam na primeira fila, com muito fair-play e boa disposição, os ex-apresentadores da gala: Bárbara Guimarães, que assumiu publicamente o seu namoro no evento, e João Manzarra. E foram precisamente os antigos apresentadores a entregar o primeiro prémio da noite: Rita Blanco, que voltaria a subir ao palco mais à frente, arrecadou o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Cinema, o quarto da sua carreira, pelo filme ‘Fátima’.

Na mesma categoria, Nuno Lopes repetiu o feito do ano anterior e voltou a ser eleito Melhor Ator de Cinema. Em ‘São Jorge’, escolhido como o Melhor Filme, o ator interpreta um pugilista desempregado que “deu voz às pessoas que passaram por tempos difíceis durante a crise”. O papel exigiu uma dura preparação física de "cerca de seis meses”, afirmou o vencedor em declarações à imprensa.

Sobre a distinção, Nuno Lopes acredita que esta pode ser uma forma de promover o filme e de criar mais espetadores para o cinema português: “Acima de tudo há uma alegria enorme em saber que isso pode despertar curiosidade nas pessoas em ver o filme”, acrescentou. “Qualquer prémio que publicite o cinema português pode diminuir este espaço que existe entre o cinema e o público. Não é merecido, nós fazemos filmes extraordinários. Ainda agora ganhámos dois prémios em Cannes. Num país onde se fazem dez filmes por ano, ter dois prémios em Cannes é extraordinário”, rematou o ator.

A categoria de teatro, a segunda da noite, voltou a trazer ao palco Rita Blanco, desta vez para entregar um prémio e, fugindo ao teleponto, enviar um recado ao ministro da Cultura – Luís Castro Mendes. A atriz pediu mais apoio para as artes e foi efusivamente aplaudida pelos colegas na plateia. Quanto aos premiados, Rita Cabaço, que não esteve presente na gala, arrecadou o Globo de Ouro de Melhor Atriz com ‘A estupidez’, Miguel Loureiro foi eleito o Melhor Ator em ‘Esquecer’ e ‘Sopro’ foi a melhor peça.

De acordo com as declarações de Isabel Abreu, que integra o elenco de 'Sopro', esta peça é uma homenagem às “pessoas que na sombra são fundamentais para a nossa existência” e um reconhecimento do trabalho de Cristina Vidal, que tem 40 anos de carreira e há 25 ocupa o lugar de ponto no Teatro Nacional D. Maria II.

A revelação do ano desta edição dos Globos de Ouro foi Barbara Bandeira. A cantora não conseguiu conter as lágrimas ao falar sobre a distinção: “Não estava nada a espera e estou mesmo muito feliz. Agora a minha carreira vai ser levada muito mais a sério”, afirmou.

Maria Miguel e Fernando Cabral foram os modelos do ano e Alexandra Moura a melhor estilista. No desporto, Inês Henriques foi a melhor na categoria feminina e, sem grande surpresa, Cristiano Ronaldo voltou a ser reeleito na categoria masculina de desporto. Leonardo Jardim sucedeu a Fernando Santos e arrecadou o Globo de Melhor Treinador.

A música fechou a gala: Raquel Tavares ganhou o prémio de Melhor Intérprete Individual, 'Amar Pelos Dois', da autoria de Luísa Sobral e interpretada por Salvador Sobral, foi eleita a Melhor Música e HMB o Melhor Grupo Musical. 

Por fim, José Cid foi o homenageado da noite: o intérprete português foi distinguido com o Prémio Mérito e Excelência. 

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório