Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Estão todos aliviadíssimos pelo facto de Sócrates ter saído do partido"

Marques Mendes fez uma antevisão do Congresso do PS no próximo fim-de-semana. Acredita que António Costa não vai falar sobre Sócrates.

"Estão todos aliviadíssimos pelo facto de Sócrates ter saído do partido"
Notícias ao Minuto

23:32 - 20/05/18 por Fábio Nunes

Política Marques Mendes

O Congresso do PS, que vai decorrer de sexta-feira a domingo da próxima semana, vai marcar a agenda política do país. No entanto, Marques Mendes considera que “vai ser um congresso sem grande história como acontece normalmente nos congressos dos partidos”. Mas deixou a sua previsão do que poderá acontecer no seu espaço de comentário na SIC.

“É um congresso que vai ser uma espécie de super-comício televisivo porque estamos a cerca de um ano das eleições. As intervenções vão salientar as medidas do Governo e vão pedir apoio renovado e reforçado nas eleições. Segundo, é um congresso que vai querer contrastar com o do PSD. Temas novos e gerações novas. O PSD não lançou até agora temas novos. O PS tem pelo menos quatro que quer lançar, que são os que estão na moção de António Costa: o digital, o clima, as desigualdades sociais e o problema demográfico. E podemos ver a subida de jovens à direção, como Pedro Nuno Santos, Mariana Vieira da Silva, Alexandra Leitão ou Ana Mendes Godinho”, referiu.

Marques Mendes realçou ainda que no Congresso do PS “vamos ter um líder aclamado e um líder lançado, a ganhar o seu espaço no futuro, Pedro Nuno Santos”.

Recentemente, José Sócrates desfiliou-se do Partido Socialista. Mas alguém vai falar do elefante na sala? Marques Mendes acha que não.

“O debate sobre corrupção poderá ser tratado, mas José Sócrates não. Vai estar afastado do Congresso. Não prevejo que António Costa fale sobre o assunto nem que alguém de relevo diga alguma palavra sobre esta matéria. Por uma razão muito simples. Estão todos aliviadíssimos pelo facto de Sócrates ter saído do partido”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório