Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Parque Ibérico de Natureza e Aventura é inaugurado hoje em Vimioso

A secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, inaugura hoje em Vimioso, o PINTA - Parque Ibérico de Natureza e Aventura, equipamento onde foram investidos um milhão de euros.

Parque Ibérico de Natureza e Aventura é inaugurado hoje em Vimioso
Notícias ao Minuto

06:45 - 18/05/18 por Lusa

País Meio ambiente

"O objetivo fundamental deste equipamento é o de valorizar a ruralidade, os valores ambientais do concelho e promover a raça do burro de Miranda", disse à Lusa o presidente da Câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo.

O parque é composto por um conjunto de equipamentos ligados ao ambiente, tais como a Porta de Entrada da Rota da terra Fria, o Centro Expositivo da Rede Natura 2000 e o centro de atividades lúdica pelágica do burro de Miranda.

"Vamos ter ao longo do ano um conjunto de atividades, muito ligadas à interpretação da natureza, atividades artesanais e maneio de animais do burro", indicou o autarca.

Segundo os promotores, do PINTA, o concelho de Vimioso tem 40% da sua área em Rede Natura 2000, "que é preciso aproveitar e interpretar em benefício deste território".

Nesse sentido, o PINTA vai acolher diversas associações de preservação de raças autóctones e de defesa do ambiente que existem em Vimioso e na região transmontana, em geral.

Uma das associações que vai trabalhar o parque, em "estreita" colaboração com autarquia, é a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino que vai coordenar um conjunto de atividades nas quais o burro mirandês será "rei e senhor".

O Centro apostará na transmissão de conhecimentos ao público em geral em outras atividades tais como os passeios ou as caminhadas com os burros ao longo do rio Angueira.

A venda e comercialização de produtos regionais no espaço do parque será outro dos "atrativos" para os visitantes.

O projeto do parque Ibérico contou, recentemente, com a aprovação de uma candidatura a fundos do Portugal 2020, no montante de 250 mil euros que contribuiu para a criação do centro expositivo da Rede Natura 2000 e para a promoção da marca "Vales de Vimioso" com a oferta de várias atividades turísticas e de lazer ao longo de todo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório