Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Quarenta anos depois, mãe reencontra filho que lhe foi retirado à força

Por esclarecer continua a razão pela qual o então bebé foi dado para adoção sem o consentimento da mãe.

Quarenta anos depois, mãe reencontra filho que lhe foi retirado à força
Notícias ao Minuto

23:36 - 17/05/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Indonésia

André Kuik tem 40 anos e cresceu e viveu na Holanda. Porém, não foi lá que nasceu. André é natural da Indonésia, mas assim que nasceu foi retirado à mãe sem que uma explicação fosse dada à progenitora.

Uma reportagem da BBC revela que quando André nasceu, o pai não queria ficar com ele. “O pai queria abandoná-lo no hospital, mas eu não. Uma semana depois de ele nascer regressei ao hospital para o ver, mas não me foi permitido”, revela Kartini.

A mulher, emocionada por reencontrar o filho que julgava perdido para sempre, conta que regressou a casa e discutiu com o marido por não a terem deixado ver André. Quando regressou ao hospital o bebé já lá não estava e Kartini nunca mais soube nada do filho.

A muitos milhares de quilómetros de distância, André crescia saudável e feliz. Apenas com quatro meses de vida foi adotado por um casal holandês – não se sabe como tal se proporcionou – que sempre o deixou à-vontade para conhecer as suas origens.

“Eu sempre fui muito feliz e nunca tive problemas por ser adotado. Mas tinha curiosidade de saber de onde vim, se sou parecido com o meu pai ou com a minha mãe”, contou André.

Assim, o homem agora com 40 anos começou a investigar e, a partir dos documentos da adoção, descobriu que os pais biológicos viviam em Lampung. Depois pediu ajuda à fundação Mijn Roots que, através de exames de ADN, descobriu que André era filho de Kartini.

André viajou com a mulher para a Indonésia para reencontrar a família biológica, tendo conhecido também o irmão mais velho e a irmã mais nova.

“Estou muito feliz por ter a minha mãe por perto”, confessou.

Quanto ao pai de André, Theo Kohler, ninguém conhece o seu paradeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório