Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Queda do presidente do clube pode não significar o fim do reinado de BdC

Se Bruno de Carvalho não se demitir, como pode cair o atual presidente dos leões?

Queda do presidente do clube pode não significar o fim do reinado de BdC

A semana negra que o Sporting está a atravessar neste momento têm colocado em equação a continuidade de Bruno de Carvalho à frente do 'leme' leonino. O atual presidente do emblema de Alvalade já reafirmou que não se demite e dessa forma quais são as soluções para BdC cair?

O artigo 37.º dos estatutos do Sporting, sobre a cessação do mandato dos órgãos sociais, diz que o fim do mandato pode acontecer por várias razões: morte, impossibilidade física, perda de qualidade de sócio, incompatibilidade, renúncia ou destituição. A alínea respeitante ao Conselho Directivo diz que o mandato deste acaba quando a maioria dos seus membros cessar o seu mandato.

Os estatutos falam de maioria dos membros do Conselho Directivo, que é actualmente constituído por dez elementos – presidente, dois vice-presidentes e sete vogais. Neste momento já ocorreram quatro demissões (António Rebelo, Luís Loureiro, Rita Matos e Jorge Sanches), permanecendo seis membros à frente do Conselho Diretivo (Bruno de Carvalho, Carlos Vieira, Rui Caeiro, Bruno Mascarenhas, José Quintela e Alexandre Godinho). Caso ocorram mais duas demissões o Conselho Diretivo cai, entra em funcionamento uma Comissão de Gestão que terá de convocar eleições no prazo máximo de seis meses. 

De acordo com o artigo 41.º dos estatutos, haverá uma comissão de gestão, nomeada pelo presidente da Mesa da AG, uma comissão composta por um número ímpar de sócios com “cinco anos de inscrição ininterrupta”. Mas atenção não há nada nos estatutos que impeça Bruno de Carvalho, sendo destituído, de se candidatar uma quarta vez.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório