Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

PSD, PCP e PAN querem nutricionistas em instituições que cuidam de idosos

O PSD, o PCP e o PAN pretendem que a Assembleia da República recomende ao governo a obrigatoriedade de nutricionistas nas instituições que prestam cuidados a idosos, levando na sexta-feira a plenário projetos de resolução nesse sentido.

PSD, PCP e PAN querem nutricionistas em instituições que cuidam de idosos
Notícias ao Minuto

15:14 - 17/05/18 por Lusa

Política Parlamento

"Em Portugal, 20,7% da população residente, em 2015, tinha mais de 65 anos de idade e estima-se que esta proporção aumente cerca de 15% até 2060", acima das projeções da União Europeia, onde o aumento esperado é de 10%, destaca o PSD no texto que acompanha a iniciativa.

Muitos destes idosos encontram-se ao cuidado de instituições, pelo que os partidos querem ver reforçadas as condições de saúde em que são mantidos.

Os sociais-democratas citam estudos das universidades de Lisboa e do Porto segundo os quais 4,8% dos idosos em lares estão em situação de desnutrição e 38,7% em risco de malnutrição, valores que baixam para 0,6% e 16,9%, respetivamente, entre os que não estão institucionalizados.

O PCP defende que aos nutricionistas e dietistas se juntem farmacêuticos.

"Importa que estas instituições tenham os meios humanos necessários para definir a alimentação apropriada aos utentes", sublinham os comunistas.

O PCP apresenta dados do último relatório do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, de acordo com os quais 14,8% dos idosos em Portugal se encontrava em risco de desnutrição e 1,3% estava efetivamente desnutrido.

Além da presença de profissionais habilitados para garantir uma alimentação adequada, o PCP sugere também uma fiscalização às refeições e medicação administrada naqueles espaços.

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) frisa que Portugal é o quinto país da União Europeia com maior índice de envelhecimento e considera alarmantes os dados sobre a desnutrição entre esta população.

O partido propõe um conjunto de medidas, que passam pela avaliação, monitorização e vigilância do estado nutricional dos utentes e a criação de registos de gestão de documentação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório