Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

A intensidade da equipa, o trabalho diário e a paixão pelo FC Porto

O treinador do FC Porto comentou a época da equipa, que terminou em primeiro lugar no campeonato nacional.

A intensidade da equipa, o trabalho diário e a paixão pelo FC Porto
Notícias ao Minuto

23:17 - 16/05/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Em entrevista ao Porto Canal, esta quarta-feira, Sérgio Conceição falou sobre a conquista do título nacional. O técnico do FC Porto deixou ainda uma palavra aos adeptos. 

Jogadores: "Todos os treinadores têm um modelo de jogo que podem gostar mais ou menos. Temos de variar o nosso gosto, de acordo com as características dos jogadores à nossa disposição. Isso aconteceu no FC Porto. Tive de perceber o que é que podia fazer num campeonato que eu conhecia bem como jogador e treinador."

Trabalho diário: "O compromisso e o espírito que se consegue criar num balneário é fundamental. Acho que os jogadores são inteligentes e veem a capacidade de trabalho da equipa técnica. E o FC Porto tem uma equipa espetacular. Há uma equipa muito grande a trabalhar no FC Porto que merece destaque."

Paixão: "Gosto que os jogadores sejam apaixonados por aquilo que fazem. Devemos respeitar uma profissão que nos dá tanto. O respeito tem de estar presente no trabalho diário. Não podemos dissociar a nossa profissão da nossa vida e é isso que tento incutir."

Adeptos: "Sentir os adeptos a gritar aos 90 minutos: 'Eu quero o FC Porto campeão', também ajuda muito. Isso também ajuda à grandeza. Eu tento ser o mais racional possível quando estou no jogo, mas não é fácil. E, por isso mesmo, quero também deixar uma palavra aos adeptos. Passámos alguns momentos difíceis esta época e sentimos essa vontade dos adeptos. Sou uma pessoa que vive muito o jogo, a vitória... Principalmente, num clube que me diz muito."

Intensidade: "Uma equipa que não seja intensa e que não seja agressiva no jogo, não pode jogar para ganhar. É preciso trabalhar isso. Trabalhámos isso e conseguimos. Em 34 jornadas, estivemos 32 jornadas em segundo lugar. Isso fazia parte do nosso trabalho diário. Essa intensidade pode trazer alguns dissabores, como alguma lesão a mais. Mas também houve um trabalho incrível por parte do nosso departamento médico. Eu prefiro que aconteçam lesões por sermos uma equipa que joga em alta rotação, do que sermos mais apáticos no jogo." 

Marega: Sempre acompanhei o Marega, já o conhecia. Este perto de ser reforço do Nantes. Gosto dele como jogador e das suas características. Tem muita velocidade e potência no jogo. Eu sabia do potencial do jogador e depois foi muito mérito dele aceitar em trabalhar o que achávamos que deveria trabalhar. 

Parabéns dos treinadores rivais: Fiquei muito contente. Porque eu prefiro que alguém me dê os parabéns de uma forma verdadeira do que hipócrita. O Jorge Jesus estava triste por não ganhar o campeonato mas ligou-me no dia seguinte. O Rui Vitória não se sentia em condições de dar os parabéns à melhor equipa do campeonato e não deu. Não estou surpreendido e nem penso nisso. É-me indiferente. Tomei nota só. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório