Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Não prescinde do café? Há formas de o tornar ainda mais saudável

Em alguns casos, altera hábitos menos benéficos que possa ter. Noutros, apenas torna o consumo desta bebida ainda mais benéfica.

Não prescinde do café? Há formas de o tornar ainda mais saudável
Notícias ao Minuto

18:30 - 16/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Consumo

Quer se goste, ou não, inúmeros são os estudos sobre o café que apontam os benefícios associados ao consumo desta bebida. Os mais conhecidos prendem-se com o seu efeito antioxidante e com a redução de risco de certas doenças como diabetes e alguns tipos de cancro.

Diz a revista Time que não só o consumo de café é aconselhado (nos seus limites) como há formas de o tornar ainda mais benéfico.

Para começar, a forma como o tempera: deve ser sem açúcar nem adoçante. Segundo a OMG, deve consumir diariamente apenas 50 gramas de açúcar. Ora, se usar um pacotinho de açúcar, que é considerado uma dose, muito facilmente vai exceder o limite de açúcar aconselhado, por isso vá diminuindo. Se chegar ao ponto em que toma o café sem qualquer açúcar adicionado, a sua saúde agradece.

Reduzir no açúcar até tomar o café simples é realmente a melhor opção, já que os adoçantes não são muito aconselhados. Embora sejam baixos em calorias, o seu sabor de doce artificial ‘abre’ o paladar, o que alguns estudos já associaram ao aumento do risco de obesidade.

Como alternativa, pode temperar o seu café com canela ou outras especiarias – é uma forma de garantir um sabor adocicado sem ter de consumir açúcar propriamente dito. No caso da canela, há ainda o extra de ajudar a equilibrar os níveis de pressão arterial.

Se gosta de ‘pingar’ o seu leite ou prefere começar o dia com uma meia de leite, a Time aconselha leites de origem vegetal como leite de amêndoa, arroz ou aveia. Além de serem mais baixos em calorias, são geralmente produzidos com produtos naturais e garantem o consumo da gordura mais indicada ao organismo – a monossaturada.

E se não consegue prescindir dos produtos láctesos, escolha opções orgânicas, já que são as que contêm mais nutrientes e ácidos anti-inflamatórios.

Por último, especialistas dizem que, antes do café, deve tomar um copo de água. Embora o café seja diurético, com um consumo constante da bebida o corpo pode se ajustar ao ponto de negar o efeito de desidratação que advém do café. O copo de água irá evitar que chegue a este efeito.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório