Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

O exercício físico traz benefícios… ao seu vocabulário

É comum esquecermo-nos de certas palavras, principalmente numa idade mais avançada. Segundo um grupo de cientistas, tal pode ser contornado com fitness.

O exercício físico traz benefícios… ao seu vocabulário
Notícias ao Minuto

17:30 - 16/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Estudo

Sabe aquela sensação de palavra ‘debaixo da língua’, em que sabemos o que queremos dizer, sabemos o significado da palavra, mas por alguma razão não a conseguimos verbalizar? É comum a muitos, e tende a ser mais frequente com o avançar da idade. Quanto ao motivo, segundo o New York Times, deve-se a uma momentânea quebra no cérebro, que perde a capacidade de acessar certos sons de palavras.

Embora seja um aspeto inevitável do envelhecimento, há formas de reduzir tais riscos, nomeadamente através do exercício físico, em específico treinos de fitness e aeróbicos, como conclui um grupo de cientistas que analisou vários aspetos cognitivos numa faixa etária mais adulta, que eram ou não influenciados pela prática de atividades físicas.

Quanto mais frequente o exercício físico, menos frequentes os episódios de ‘qual era a palavra?’, foi o que se verificou com base na análise de 28 voluntários entre os 60 e os 80 anos que foram expostos à atividade física através de bicicletas estáticas e ao mesmo tempo a que lhes eram feitos testes de análise ao vocabulário.

Apesar dos resultados, o grupo de investigadores não pode provar a relação direta entre fitness e envelhecimento cerebral, apenas sugerir a relação, por isso, a investigação deverá passar a uma análise mais profunda que analise tal relação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório