Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"O que aconteceu foi grave. As consequências, obviamente, serão tomadas"

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse hoje que têm de haver consequências dos atos de violência ocorridos na terça-feira na Academia do Sporting, em Alcochete, onde futebolistas e treinadores do clube foram agredidos.

"O que aconteceu foi grave. As consequências, obviamente, serão tomadas"
Notícias ao Minuto

15:32 - 16/05/18 por Lusa

Política Ministro

À margem de uma visita à Escola do Ensino Básico 3/3 D. Fernando II, em Sintra, o governante assumiu que a gravidade do ocorrido exige consequências.

"O Governo tem estado atento, tem tido um papel de moderação, e, por outro lado, tem tido um papel de ação com todos os atores. É importante dizer que isto é responsabilidade de todos, dos órgãos de comunicação social, do Governo, da Federação Portuguesa de futebol, da Liga de clubes, dos clubes e de todos os que têm responsabilidades no futebol nacional, que têm de entender que o que aconteceu foi grave e temos de ser consequentes", afirmou Tiago Brandão Rodrigues.

Durante a tarde de terça-feira, cerca de 50 pessoas, de cara tapada, alegadamente adeptos 'leoninos', invadiram a Academia do Sporting, em Alcochete, e, depois de terem percorrido os relvados, chegaram ao balneário da equipa principal, agredindo vários jogadores, entre os quais Bas Dost, Acuña, Rui Patrício, William Carvalho, Battaglia e Misic, assim como o treinador Jorge Jesus e outros membros da equipa técnica.

A equipa principal do Sporting cumpria o primeiro treino da semana, depois da derrota no terreno do Marítimo (2-1), que relegou a equipa para o terceiro lugar da I Liga, iniciando a preparação para a final da Taça de Portugal, no domingo, frente ao Desportivo das Aves.

Hoje, em Sintra, num evento que assinalava o Dia Nacional da Agricultura nas Escolas, o ministro com a tutela do desporto reafirmou as declarações dos secretários de Estado Isabel Oneto e João Paulo Rebelo, na terça-feira, nomeadamente o "repúdio veemente relativamente ao que aconteceu".

"Em segundo lugar, outra coisa absolutamente incontornável, é a solidariedade com os jogadores, treinadores e 'staff' do Sporting, que, no fundo, são vítimas de todo este episódio de violência e vandalismo", frisou.

Tiago Brandão Rodrigues apontou ao calendário futebolístico para apelar à responsabilidade dos intervenientes.

"Temos uma enorme responsabilidade, Portugal é campeão europeu de futebol, dentro de um mês estaremos no Mundial, e, no próximo domingo, temos a Taça de Portugal, a prova rainha do futebol nacional, que vai acontecer, que queremos que aconteça com toda a responsabilidade", prosseguiu.

O ministro da Educação recordou o trabalho realizado, através do Conselho Nacional do Desporto e da Assembleia da República, para assegurar que "as consequências, obviamente, serão tomadas".

"O mais importante é que o caminho tem sido feito, tem sido feito com todos os parceiros, e, nesse sentido, seremos consequentes, continuando a usar a lei da forma intransigente, como temos usado, e, obviamente, tomar as consequências que são necessárias ser tomadas", concluiu.

Na sequência do ataque, a GNR deteve 23 suspeitos, apreendeu cinco viaturas ligeiras, vários artigos relacionados com os crimes e recolheu depoimentos de 36 pessoas, entre jogadores, equipa técnica, funcionários e vigilantes ao serviço do clube.

Já hoje, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou-se "vexado porque Portugal é uma potência, nomeadamente no futebol profissional, e vexado pela gravidade do que aconteceu".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório