Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Verdes exigem retirada de amianto de escolas do Sátão

O partido ecologista Os Verdes exigiu hoje a retirada urgente das placas de amianto das escolas do Sátão, no distrito de Viseu, que se encontram "muito degradadas, partidas e com fissuras".

Verdes exigem retirada de amianto de escolas do Sátão
Notícias ao Minuto

12:52 - 16/05/18 por Lusa

Política José Luís Ferreira

O deputado José Luís Ferreira quer saber para quando está prevista a intervenção de retirada de amianto e requalificação das escolas Secundária Frei Rosa Viterbo e Básica de Ferreira de Aves, atendendo a que já passou cerca de um ano e meio após uma pergunta do grupo parlamentar sobre a matéria.

"A existência de placas de amianto nos pavilhões escolares é um problema que preocupa esta comunidade escolar, pois são conhecidos os efeitos negativos do amianto para a saúde. A remoção, pela sua gravidade, carece de uma intervenção célere, uma vez que as placas de amianto da cobertura apresentam-se muito degradadas, partidas e com fissuras", defende.

Em resposta à pergunta do partido ecologista, o Governo referiu que o "estado de conservação dessas coberturas não indica um nível de degradação desses elementos que ponha em causa a saúde pública o que, naturalmente, não significa que o decurso do tempo não tenha originado as patologias decorrentes do uso, sendo necessário proceder à substituição a médio prazo".

Segundo Os Verdes, o Governo adiantou que, "no âmbito da planificação dos investimentos em infraestruturas escolares, o Ministério da Educação desenvolverá esforços para definir uma solução que viabilize essa intervenção".

No entanto, um ano e meio após a pergunta, "a situação mantém-se inalterada, ou seja, não houve qualquer intervenção da substituição das placas de fibrocimento na escola sede do Agrupamento de Escolas de Sátão, estabelecimento que data da década de 1980, pelo que a situação continua a preocupar a comunidade escolar", lamenta o partido ecologista.

Neste âmbito, quer saber "qual é o ponto da situação dessa intervenção" e se "já está prevista e delineada, por parte do Governo, alguma intervenção na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, no sentido de se proceder à remoção das placas de amianto e às obras de requalificação global dos pavilhões mais antigos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório