Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Lucros do Banco Atlantico Europa sobem 205% no primeiro trimestre

Os lucros do banco Atlantico Europa subiram 205% no primeiro trimestre deste ano para 5,1 milhões de euros, face aos 1,7 milhões de euros registados no mesmo período de 2017, foi hoje anunciado.

Lucros do Banco Atlantico Europa sobem 205% no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

12:05 - 16/05/18 por Lusa

Economia Resultados

Em comunicado hoje divulgado, aquela instituição financeira aponta que os resultados antes de impostos se fixaram em 7,589 milhões de euros, uma subida de 170% face aos primeiros três meses de 2017, período no qual o montante atingido foi de 2,8 milhões de euros.

Também o produto bancário "cresceu 76% face ao primeiro trimestre de 2017, para 11,1 milhões de euros, suportado pelo aumento das comissões líquidas em 29% e das receitas de tesouraria e mercados em 617%, face ao mesmo período do ano anterior", refere.

Na nota de imprensa, o banco Atlantico Europa destaca também que o rácio de solvabilidade fixou-se em 20,5%, sendo "um dos mais elevados do sistema bancário nacional".

No que toca aos custos de funcionamento, "aumentaram 24%, atingindo 3,9 milhões de euros no primeiro trimestre de 2018, resultado do crescimento do banco, que nos últimos 12 meses aumentou o número de colaboradores em 25% para os atuais 167", assinala.

Relativamente aos recursos totais de clientes, "mantiveram-se estáveis no primeiro trimestre de 2018, nos 1,2 mil milhões de euros", de acordo com o banco, que aponta que "o crédito concedido registou um valor de 71 milhões de euros contra 95,7 milhões de euros no primeiro trimestre de 2017, decréscimo resultado de uma política conservadora do Atlantico Europa na concessão de crédito e uma estratégia que privilegia a atividade transacional".

"Sublinhe-se também o aumento de 30% dos valores entregues para o Fundo de Resolução e Imposto Extraordinário para Setor Bancário que, no primeiro trimestre de 2018, ascendeu a 1,1 milhões de euros", contra 918 mil euros no período homólogo de 2017, adianta aquela entidade.

Citado pela nota de imprensa, o presidente executivo do banco Atlantico Europa, Diogo Cunha, considera que estes resultados "evidenciam o reforço da solidez e performance financeira do banco, sendo que o nível de rentabilidade muito acima do mercado foi positivamente impactado não só pela evolução do modelo de negócio das diferentes áreas, como pela evolução favorável das taxas de juro na zona euro".

"Face ao plano de crescimento estabelecido, não é expectável um nível tão elevado nos restantes trimestres do ano", acrescenta o responsável.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório