Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Eis porque deve ficar entusiasmado com o novo foguetão da SpaceX

O Block 5 tem como principal objetivo reduzir os custos e o tempo de espera entre relançamentos.

Eis porque deve ficar entusiasmado com o novo foguetão da SpaceX
Notícias ao Minuto

09:32 - 12/05/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

A próxima missão da SpaceX tem como principal objetivo lançar em órbita um satélite de comunicações do Bangladesh mas, nota o Business Insider, os aficionados pela exploração espacial tem outro motivo para ficarem entusiasmados com o lançamento da agência aeronáutica de Elon Musk.

O motivo prende-se com o novo modelo do foguetão Falcon 9 que será estreado neste missão. O foguetão, de nome Block 5, é a versão final do Falcon 9 depois dos engenheiros da SpaceX passarem os últimos anos a realizarem múltiplas revisões. Ainda que as especificações não sejam conhecidas, são bem conhecidos os objetivos da agência aeronáutica de Musk com o Block 5.

Além de um aumento de potência que pode chegar a quase 10% possibilitado pelo impulso completo dos motores, o foguetão Block 5 poderá ser relançado mais vezes para o Espaço. Enquanto as versões anteriores apenas podiam ser relançadas duas vezes, o Block 5 poderá ser relançado pelo menos 10 vezes sem substituição de peças, o que ajudará também a reduzir fortemente os custos necessários. As estimativas são que o custo por lançamento reduza em pelo menos 20 milhões de dólares, permitindo à SpaceX cobrar menos (e possivelmente lucrar mais) com cada missão.

A necessidade de uma troca menos frequente de peças e custos mais reduzidos permitirão reduzir o período entre relançamentos do novo Falcon 9. Em vez de meses, o foguetão demorará apenas semanas a poder ser utilizado novamente em missões.

Infelizmente a ocasião que a SpaceX esperava para poder estrear este foguetão foi adiada. Inicialmente apontada para esta madrugada, o lançamento foi reagendado para o dia de hoje devido a condições meteorológicas inapropriadas. Esperemos então que o lançamento se realize para comprovar a eficácia do modelo Block 5 do Falcon 9.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório