Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Pompeo na Arábia Saudita, Jordânia e Israel nos próximos dias

O novo chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, que acaba de tomar posse, participará numa reunião da NATO em Bruxelas na sexta-feira e deslocar-se-á em seguida à Arábia Saudita, Israel e Jordânia, indicou hoje a porta-voz do Departamento de Estado.

Pompeo na Arábia Saudita, Jordânia e Israel nos próximos dias
Notícias ao Minuto

21:33 - 26/04/18 por Lusa

Mundo Porta-voz

As etapas desta viagem inaugural do antigo dirigente da Agência Central de Informação (CIA) sublinham "a importância dos seus aliados e parceiros fundamentais na região", acrescentou Heather Nauert imediatamente antes da partida do avião que levará Pompeo a Bruxelas.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, declarou-se "radiante" com a confirmação do homem que escolheu para ocupar esta pasta sensível, depois de já o ter nomeado seu chefe da Agência Central de Informação (CIA).

O ex-militar de 54 anos, que dirigiu a partir de janeiro de 2017 a agência de serviços secretos mais poderosa do mundo, deverá agora ocupar-se imediatamente de dois 'dossiers quentes': o futuro do acordo sobre o programa nuclear iraniano e a Coreia do Norte, com cujo líder, Kim Jong-un, se reuniu recentemente, para preparar a cimeira que este manterá em breve com Trump.

"Ter um patriota com o talento, a energia e o intelecto de Mike à frente do Departamento de Estado será um trunfo excecional para o nosso país, neste momento crítico da nossa história. Ele colocará sempre os interesses da América primeiro. Ele tem a minha confiança. Ele tem o meu apoio", escreveu Trump em comunicado.

Por seu turno, Pompeo declarou, após a cerimónia de posse no Supremo Tribunal: "Estou encantado por ser secretário de Estado e verdadeiramente consciente da responsabilidade que o cargo implica. Mal posso esperar para servir o povo americano e deitar mãos ao trabalho imediatamente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório