Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Moody's "atualizou em alta" intervalo de rating para a dívida portuguesa

O Ministério das Finanças comenta a classificação das várias agências que subiram o rating da dívida soberana portuguesa. Para Centeno, a tendência de melhoria continua mesmo com a Moody's, a única que optou por não se pronunciar ainda.

Moody's "atualizou em alta" intervalo de rating para a dívida portuguesa
Notícias ao Minuto

21:05 - 26/04/18 por Melissa Lopes

Economia Ministério das Finanças

Apesar de a Moody’s, ao contrário do que era esperado não se ter pronunciado na semana passada sobre a classificação da dívida soberana portuguesa (mantendo-a, portanto, no primeiro nível de lixo), o Ministério das Finanças informa que esta agência atualizou em alta o seu intervalo de rating para a dívida portuguesa para Baa1-Baa3.

Tal atualização, sublinha a tutela em comunicado, coloca a dívida soberana dentro do nível de Investimento e acima do notação de rating atribuída atualmente.

O Ministério de Centeno lembra que em setembro do ano passado, a Moody’s atribuiu uma perspetiva positiva ao rating Ba1 de Portugal, tendo referido que num prazo entre 12 e 18 meses se voltaria a pronunciar. O que, como se sabe, não chegou a acontecer.

Apesar disso, a tutela realça que as agências Standard & Poor’s e a Fitch decidiram subir o rating de Portugal – a Fitch elevou mesmo o rating em dois patamares. Também a DBRS, na sua mais recente avaliação, colocou a notação da dívida portuguesa um grau acima do nível de investimento mínimo.

“O movimento das principais agências de rating mostra um reconhecimento abrangente dos progressos significativos do modelo económico português, baseado na gestão equilibrada das contas públicas e na promoção de um crescimento sustentável”, conclui o Ministério das Finanças.

Para Centeno, "Portugal virou decisivamente a página da crise”. “A estratégia bem-sucedida de crescimento equilibrado e inclusivo explica o momentum de rating positivo" afirmou o ministro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório