Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Médico escolhido por Donald Trump acusado de beber álcool no trabalho

O médico Ronny Jackson, designado pelo Presidente dos EUA para dirigir o Departamento de Veteranos, retirou hoje a sua candidatura após o Senado ter cancelado a sua confirmação por supostas acusações de beber no trabalho e receitar medicamentos sem controlo.

Médico escolhido por Donald Trump acusado de beber álcool no trabalho
Notícias ao Minuto

14:32 - 26/04/18 por Lusa

Mundo Demissão

"Apesar de ficar sempre agradecido pela confiança do Presidente [Donald] Trump em dar-me esta oportunidade, de forma triste estou a retirar a minha candidatura a secretário do Departamento de Assuntos de Veteranos", indicou Jackson em comunicado.

Jackson considerou as acusações "completamente falsas e fabricadas".

"Ao entrar neste processo, esperava perguntas complicadas de como oferecer o melhor cuidado aos nossos veteranos, mas não esperava ter de me confrontar com ataques anónimos e sem fundamento sobre o meu caráter e integridade", acrescentou.

Jackson, um almirante que exerceu a atividade de médico na Casa Branca para os últimos Presidentes norte-americanos, estava sob crescente vigilância do Senado e esta semana cancelou a sua audiência de confirmação.

A oposição democrata e o comité de Assuntos do Veteranos do Senado publicaram esta semana um relatório que resume as suas entrevistas com 23 pessoas que trabalham ou trabalharam com Jackson, e que acusa o médico de negligência ao receitar medicamentos, de beber no trabalho e de gerar um ambiente laboral hostil.

A cadeia televisiva CNN e o diário New York Times informaram ainda que durante uma viagem ao estrangeiro em 2015, Jackson se embebedou e provocou algum distúrbio no hotel onde também estava alojado o então Presidente Barack Obama.

O relatório democrata do Senado também assinala que Jackson era conhecido pelos funcionários da Casa Branca como "o homem dos caramelos", porque "lhes fornecia os medicamentos que quisessem" sem a respetiva receita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório