Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Cristo mais alto do mundo tem antenas na cabeça e ninguém sabe para quê

A estátua tem 36 metros de altura e supera o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que mede 30 metros.

Notícias ao Minuto

12:19 - 26/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polónia

Apesar de ser a estátua de Cristo mais alta do Mundo, com 36 metros de altura, e ultrapassar o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, no Brasil, ou o Cristo da Concórdia de Cochabamba, na Bolívia, a figura da pequena cidade polaca de Swiebodzin, na Polónia, é a menos conhecida.

Mas nos últimos tempos tem feito várias capas na imprensa polaca, tudo devido a umas antenas instaladas na sua cabeça.

Apesar de escondidas por uma coroa, os recetores acabaram por ser descobertos recentemente devido a um vídeo feito por um drone.

A estátua, que chega aos 52 metros de altura devido à elevação da colina em que se encontra instalada, é o local ideal para instalar antenas e aumentar a cobertura de redes móveis na região. No entanto, não parece ser esse o caso. Segundo a imprensa e uma página da internet que mede a velocidade de propagação de rede em diferentes pontos, o local do Cristo não é utilizado como antena para telemóveis.

Segundo o El Mundo, a paróquia da cidade de Swiebodzin, contactada pelos media locais, afirma saber da instalação de um para-raios no topo da estátua, mas refere desconhecer por completo a presença de antenas. No entanto, o Fakt24, que inicialmente deu a conhecer a presença dos emissores, garante que foi tudo ideia de um pároco que queria ter internet para monitorizar o que acontecia na paróquia e poder enviar sinal para outros clientes.

Seja como for, segundo o jornal espanhol, do que se pode ver pelas imagens da cabeça do Cristo, o que está instalado por baixo da coroa são antenas refletoras de sinal e não antenas emissoras. Estas podem ser usadas para amplificar sinais wi-fi para maior distância.

Veja as imagens acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório