Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Força Aérea dos EUA testa com êxito um míssil balístico intercontinental

A força aérea norte-americana testou, na quarta-feira, com êxito, um míssil balístico intercontinental Minuteman III (ICBM), lançado da base de Vandenberg, na Califórnia.

Força Aérea dos EUA testa com êxito um míssil balístico intercontinental
Notícias ao Minuto

06:55 - 26/04/18 por Lusa

Mundo Califórnia

De acordo com uma declaração do comando da força aérea norte-americana, responsável pelo comando de ataque global da força aérea, o míssil foi lançado às 05h26 (12:26 em Lisboa).

"Um teste é fiável se o míssil lançado completar o percurso dentro de uma determinada faixa de segurança, se os equipamentos funcionaram correctamente, se foram recolhidos dados e se a área de impacto (...) for o alvo pretendido", indicou, em comunicado.

Embora o míssil "tenha atingido o alvo pretendido", os testes e análise de dados não serão publicados, acrescentou a nota do comando norte-americano sobre o primeiro teste do ano.

Apesar do fim da Guerra Fria, os Estados Unidos possuem centenas de mísseis Minuteman III em bases de lançamento, em todo o país.

Nos próximos 20 anos, a força aérea planeia modernizar o Minuteman III e substituí-lo por um novo míssil conhecido como 'Dissuasão Estratégica Terrestre', ou GBSD. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório