Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Carta de Wagner contra os judeus leiloada em Jerusalém por 42 mil dólares

Uma carta do compositor Richard Wagner dirigida a um intelectual francês, prevenindo-o para "a influência" judaica na cultura, foi hoje vendida em leilão, em Jerusalém, por cerca de 42 mil dólares (34 mil euros).

Carta de Wagner contra os judeus leiloada em Jerusalém por 42 mil dólares
Notícias ao Minuto

22:08 - 24/04/18 por Lusa

Mundo Leilão

Wagner (1813-1883), cujas obras impregnadas de nacionalismo foram adotadas no século XX pelo III Reich, era o compositor favorito de Hitler.

Em Israel não há lei que proíba tocar Wagner, mas as formações musicais abstêm-se de o fazer.

Datada de 25 de abril de 1869, a carta ao filósofo, poeta e crítico Edouard Schuré, debruça-se sobre a receção do seu panfleto "Judaísmo na Música", publicada inicialmente em 1850, sob pseudónimo.

Colocado em leilão, o documento foi vendido a um judeu suíço, segundo os organizadores da venda, que não avançaram a sua identidade.

"O Francês conhece poucas coisas sobre os judeus", escreveu Wagner ao seu amigo, habitante na cidade suíça de Lucerna, afirmando que a assimilação judaica na sociedade francesa impede de ver "a influência corrosiva do espírito judeu na cultura moderna".

A herança musical e artística de Wagner está impregnada de antissemitismo, de misoginia e de ideias pré-nazis de pureza racial, apesar de o compositor ter morrido em 1883, bem antes da chegada do nazismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório