Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

"Coreia do Norte deve eliminar arsenal nuclear"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou hoje Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

"Coreia do Norte deve eliminar arsenal nuclear"
Notícias ao Minuto

20:06 - 24/04/18 por Lusa

Mundo Donald Trump

"Isso significa desfazerem-se das suas bombas atómicas. É muito simples: livram-se das suas bombas atómicas", respondeu Trump a um jornalista, durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, após uma reunião entre ambos na Casa Branca.

Quebrando os protocolos diplomáticos, sem esperar pelas reuniões de preparação, Donald Trump surpreendeu o mundo ao anunciar, a 08 de março, que aceitava um convite para se encontrar com o dirigente norte-coreano, Kim Jong-un, até junho.

"Penso que vai ser muito positivo. Eu iniciei um processo e, quando o fiz, toda a gente pensou que eu fazia muito mal, mas, ao mesmo tempo, desde há 25 anos que as pessoas estão envolvidas em conversações e não aconteceu nada, e agora muitas coisas se passam", declarou hoje o chefe de Estado norte-americano a propósito da inédita cimeira.

"Isto devia ter sido resolvido por outros presidentes e outros dirigentes de outros países há muito tempo", insistiu, acrescentando: "Dito isto, estamos a avançar muito bem. Há reuniões a ser organizadas, e eu quero ver a desnuclearização da Coreia do Norte".

Indicando que Pyongyang deseja que a cimeira se realize assim que possível, Trump saudou hoje, mais tarde, a atitude do líder norte-coreano, afirmando que ele fora "muito aberto" e tivera um comportamento "muito honroso".

O diretor da Agência Central de Informações (CIA, serviços secretos norte-americanos) e muito provável futuro secretário de Estado, Mike Pompeo, deslocou-se à capital da Coreia do Norte durante o fim de semana da Páscoa.

Segundo Trump, "ele teve uma boa reunião com Kim Jong-un e entendeu-se verdadeiramente bem com ele" nessa ocasião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório